Há exatos 17 anos, Mallorca, na Espanha, sediava a única partida da história jogada entre dois tenistas profissionais em uma estrutura mista de superfícies, neste caso grama e saibro. A disputa foi entre o suíço Roger Federer e Rafael Nadal.
A ideia do desafio surgiu porque Federer, então número 1 do mundo, estava há 48 jogos sem perder na grama, somando três temporada invictas no piso, enquanto Nadal, então 2 do mundo, vinha de duas temporadas invicto no saibro com 72 vitórias.
A construção da estrutura das quadras custou cerca de 1,2 milhões de euros, demorou 20 dias para ficar pronta e contou com a presença de 7.200 espectadores in loco.
Na entrevista prévia ao evento, Nadal apontou aspectos táticos da disputa: "Na grama, é preciso tentar jogar mais rápido e ir bastante à rede para evitar pontos longos, porque na terra você tem muita vantagem. O problema será do outro, porque a bola quicará duas vezes mais rápido. Na minha opinião, quem estiver no saibro leva muita vantagem".
A regra de disputa determinava que a cada dois games, os tenistas efetuariam troca de lado e por consequência havia uma parada para troca de calçados, já que o tênis para a disputa na grama conta com pequenas travinhas para evitar escorregamentos, acidentes e lesões em quadra, enquanto o saibro exige um tênis de superfície lisa para facilitar o deslizamento dos tenistas em disputa.
"Será uma loucura, especialmente nessa época da temporada, mas será muito divertido. Nem sempre precisa ser sério. O resultado não é o mais importante. O que vale é o divertimento", disse Federer à época na entrevista prévia ao desafio.
A partida acabou com vitória de Nadal, com definição em um duro tiebreak no terceiro set e placar final de 7/5 4/6 7/6 (12-10).