A polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo, está na grande final do WTA 1000 de Madri, na Espanha, ao superar com tranquilidade a norte-americana Madison Keys, 20ª, marcando sua 33ª vitória no ano. Swiatek vai busca um título inédito na carreira.
Abrindo a programação na quadra Manolo Santana, Swiatek precisou de 1h10 para fechar o placar em 6/1 6/3 tendo vencido 69% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 54% de aproveitamento da norte-americana que converteu os cinco aces do jogo.
Jogando de maneira muito sólida na devolução e usando o peso da bola da adversária conhecida por seu jogo agressivo, Swiatek abriu rapidamente 3/0 no placar com quebra no 2º game e seguiu firme e com nova quebra no 6º game.
Na segunda etapa, a polonesa conquistou bela quebra de saque no 3º game, fazendo bolas anguladas e foi administrando a vantagem em 3/1, até fechar e conquistar nova quebra no 9º game fechando o jogo.
Na grande final, Swiatek espera pela vencedora do duelo entre a cazaque Elena Rybakina e a bielorrussa Aryna Sabalenka. Resta apenas Madri para Iga scompletar o ciclo de títulos grandes no saibro.