A terça-feira pode ser especial para Bia Haddad Maia, atual 14ª do mundo, nas quartas de final do WTA 1000 de Madri, na Espanha. Ela enfrenta a polonesa Iga Swiatek, atual número 1 do mundo, a partir das 7h30 na quadra central.
Caso vença o duelo, a paulistana garantiria uma subida no ranking mundial da Associação das Tenistas Profissionais. Bia vai indo no momento aos 3035 pontos com as quartas de final, sua maior campanha no evento espanhol. Apesar de aparecer como a 13ª no ranking virtual - na frente da lesionada Karolina Muchova -, ainda não seria garantia da subida uma vez que a americana Madison Keys está no pareo ocupando o 16º posto virtual podendo ficar a frente da brasileira em caso de título.
Se vencer Iga, Bia iria aos 3210 ultrapassando a italiana Jasmine Paolini e ocupando a 12ª colocação e na pior das hipóteses o 13º lugar.
A paulistana pode até sonhar com voos mais altos. Se for finalista seria a 11ª destronando a russa Daria Kasatkina e sem possibilidades de ser ultrapassada por Keys e em caso do troféu iria aos 3820 voltando ao top 10 sendo a nona ou a décima colocada, dependendo do desempenho de Ons Jabeur.