Após derrotar o grego Stefanos Tsitsipas, sétimo do mundo, na segunda rodada do Masters 1000 de Madri, na Espanha, Thiago Monteiro vibrou em entrevista concedida na quadra.
O cearense marcou um duplo 6/4 sobre o adversário que vinha de título em Madri e do vice em Barcelona: "Uma das maiores vitórias de minha carreira", começou dizendo o brasileiro: "Estava me sentindo muito bem na quadra, na verdade com essas condições eu gosto de jogar muito no saibro com a altitude. Já tinha jogado três partidas aqui (veio do quali) com ritmo. Lutei e acreditei e pude vencer a partida", apontou. Monteiro comentou a importância do seu saque: "Para enfrentar esses caras top é preciso sacar muito bem, é preciso ficar perto no placar o tempo todo. Estou orgulhoso de mim mesmo por sustentar essa intensidade e concentração. É uma grande vitória, estou muito feliz. Agora quero só seguir adiante".
O cearense foi questionado por estar perdendo cedo nos challengers nas semanas anteriores e agora estar na terceira rodada em Madri: "É o tênis, a cada semana você tem uma oportunidade. Nas últimas semanas não me sentia bem, tentei ir nos challengers, mas não funcionava, mas segui trabalhando duro dia pós dia mesmo não me sentindo bem seguir acreditando em mim e essa semana está dando resultado, já ganhei quatro partidas. Hoje tive uma das maiores vitórias da carreira e espero usá-la para manter consistência nesses torneios grandes".
O brasileiro emplaca sua terceira vitória sobre um top 10 na carreira e destacou o triunfo como virada de chave: "Sabia que tinha um jogo bom pra bater de frente com o Stefanos, entrei solto, me divertindo em quadra, já vinha com três vitórias no quali e na chave, usei essa confiança para me impôr. É uma vitória que me dá confiança. Sem dúvida é uma virada de chave pra manter uma boa consistência no ano."
Ele enfrenta na terceira rodada o tcheco Jiri Lehecka, 31º, que passou pelo sérvio Hamad Medjedovic, 130º.