A vitória no qualifying e vaga na chave principal do torneio de Madri, na Espanha, para Thiago Monteiro fez com que o Brasil quebrasse um jejum de mais de 14 anos em torneios do Masters 1000.
Pela primeira vez desde o torneio de Miami, nos Estados Unidos, em março de 2010 que o país não tinha três jogadores na chave principal. Nesta edição, Thiago Wild (63º), entrou direto e pega o russo Roman Saffiulin (42º), João Fonseca (242º) ganhou convite e pega o americano Alex Michelsen (90º) e Monteiro (118º) ainda aguarda oponente de sorteio.
Em Miami 2010, Marcos Daniel caiu diante do colombiano Santiago Giraldo, Ricardo Mello perdeu para o sul-africano Kevin Anderson e Thomaz Bellucci fez ótima campanha caindo somente nas oitavas diante do espanhol Nicolas Almagro. Ele ganhou de James Blake e Olivier Rochus na campanha onde saiu de bye na primeira rodada como o cabeça de chave 27.
O tênis masculino brasileiro vem batendo algumas marcas este ano. Em nosso principal torneio, o Rio Open, foram cinco na chave principal pela primeira vez e de forma inédita um jogador nosso furou o quali com Felipe Meligeni. Além disso tivemos três tenistas nas quartas como Thiago Wild, João Fonseca e Thiago Monteiro.