Pela primeira vez na carreira a cazaque Elena Rybakina, quarta da WTA, está na semifinal do WTA 500 de Stuttgart, na Alemanha. A classificação à semi se deu após dura vitória diante da embalada italiana Jasmine Paolini, 14ª.
Saindo de uma quebra abaixo no terceiro set, Rybakina batalhou por 2h09 para fechar o placar em 6/3 5/7 6/3 tendo disparado os sete aces da partida, cometido duas duplas-faltas conta uma da italiana, que venceu 63% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 65% de aproveitamento da cazaque.
Vivendo o melhor momento da carreira Paolini abriu a partida quebrando o saque de Rybakina, que precisou correr atrás do prejuízo para virar o primeiro set com quebras nos 4º e 6º games, numa sequência de cinco games vencidos consecutivamente. Na segunda etapa, a cazaque chegou a abri 3/1 com quebra no 3º game, viu a italiana devolver no 8º e virar a parcial com nova quebra no 12º game.
No set decisivo, Paolini abiu 2/0, mas viu Rybakina não se render, devolver quebra no 3º game, virar para 4/2 com nova quebra no 5º game e administrou.
Jogando o torneio alemão pela terceira vez na carreira, Rybakina nunca havia passado da segunda rodada e agora aguarda pela vencedora do duelo entre a atual bicampeã do torneio, a polonesa Iga Swiatek e a britânica Emma Raducanu.