X

João Sousa é superado e encerra a carreira mais vitoriosa do tênis português

Quarta, 03 de abril 2024 às 15:44:18 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Ariane Ferreira - Deu adeus às quadras do tênis profissional nesta quarta-feira, João Sousa, ex-top 28 e atual 272º, que construiu a história mais vitoriosa do tênis de Portugal. Sousa teve sua carreira homenageada em Estoril.



Natural de Guimarães, a cidade da qual nasceu Portugal há 9 séculos, João Sousa contou com a quadra central do ATP 250 de Estoril lotada de torcedores, amigos, familiares e colegas do esporte para encarar aquele que seria sua última partida profissional.

Em quadra, apesar dos muitos problemas físicos, Sousa entregou a luta pela qual ficou conhecido no circuito e venceu cara a vitória para o jovem francês Arthur Fils, de apenas 19 anos. Atual 37º da ATP, Fils é o quinto favorito em Estoril e precisou de 1h50 para fechar a vitória em 7/5 6/4.

Após a partida, Sousa teve sua vitoriosa carreira resumida em um vídeo homenagem e pela última vez pode estar diante do seu público em casa, ao som de um uníssono "João, João", que se tornou marca registrada do público em Estoril em apoio ao campeão do torneio em 2018.

Com 220 vitórias em nível ATP na carreira e outras 269 derrotas no mais alto nível do tênis, João Sousa é o tenista nascido em Portugal que mais partidas venceu na elite do esporte. Sousa foi ainda o primeiro lusitano a erguer um troféu em nível ATP ao ser campeão no extinto ATP de Kuala Lumpur, na Malásia, em 2013. O título malaio, colocou Sousa à época pela primeira vez no top 50 da ATP a marca registrou o primeiro português entre os 50 melhores do mundo desde a criação do ranking na década de 1970.

João Sousa quebrou muitos recordes para o tênis de seu país e aos 15 anos já era campeão nacional e ao lado da família decidiu buscar evolução na vizinha Espanha: "Em Barcelona encontrei uma segunda casa, uma base onde realmente havia muitos jogadores e muita cultura tenística para tentar ser jogador de tênis", disse ele ao Tênis News em 2017.

Foi na capital da Catalunha que João se encontrou com treinador da vida inteira, o também português Federico Marques que comandou a equipe técnica de Sousa em 16 anos de circuito. Marques declarou em entrevista ao Tênis News em 2016: "O João é a minha família e eu sou a família do João. Claro que contamos com nossos familiares, nossas companheiras... o que seria de nós dois sem eles? Mas nós somos amigos como família, nós aprendemos e crescemos juntos e nos apoiamos e até brigamos... família. Cada conquista do João é minha, e cada conquista minha é do João também".

Em 16 anos de circuito, juntos, Federico Marques e João Sousa conquistaram 4 troféus em 

nível ATP - Kuala Lumpur, Valência (Espanha) 2015; Estoril 2018; e Pune (Índia) 2022. Foram ainda 8 vice-campeonatos em nível. Nas duplas, seu melhor resultado foi o vice-campeonato do Masters de Roma em 2018 ao lado do espanhol Pablo Carreño Busta.

Sousa também quebrou todos os recordes para Portugal nos torneios do Grand Slam, tendo o maior resultado português com uma semifinal nas duplas do Australian Open 2019, que jogou ao lado de um de seus melhores amigos, o argentino Leonardo Mayer. Em simples seus melhores resultados foram oitavas de final em Wimbledon 2019 e US Open 2018.

Aos 35 anos, Sousa encerra a carreira do português que mais tempo ficou dentro do top 100 tendo entrado em 2013 e saído da lista dos 100 melhores do mundo em 2021.

João Sousa foi apelidado pela imprensa portuguesa como 'Conquistador', numa referência a Dom Afonso Henriques II que fundou Portugal conquistando territórios mouros a partir de Guimarães, cidade natal de ambos.

Em 2017, ao Tênis News, Sousa comentou que nunca refletiu sobe ser o mais tenista de seu país: "Sinceramente nunca pensei sobre isso. Eu tento olhar sempre para os melhores. Tento ser como eles. Tento melhorar a cada dia. Mas não é uma coisa que penso muito. Obviamente vou fazer parte da história de Portugal, como muito jogadores, que vieram antes de mim e os que virão, espero. O tênis é um esporte individual e no fim o que fica é a entrega que nós temos durante muitos anos".

Fotos: Millenium Estoril Open

teninews.com.br
br.jooble.org