Por Ariane Ferreira e Fabrizio Gallas - O espanhol Rafael Nadal deve desistir nos próximos dias da disputa do Masters de Monte Carlo, em Mônaco, onde é 11 vezes campeão. De acordo com rumores, não confirmados, Rafa não estaria conseguindo sacar nos treinos.
O sumiço nas redes sociais do espanhol, que não faz publicações desde sua desistência de jogar Indian Wells na primeira semana deste mês, pode ser um outro indicativo de que as coisas não estão correndo conforme o planejado pela equipe do espanhol.
Rafa compartilhou postagens com imagens de treinos e de sua chegada à Las Vegas no fim de fevereiro, quando se recuperava de problemas nas costas e conseguiu jogar contra o compatriota Carlos Alcaraz uma partida exibição na cidade norte-americana.
O espanhol jogou um torneio oficial este ano, o ATP 250 de Brisbane, na segunda semana de janeiro, e acabou derrotado nas quartas de final. Na sequência, Nadal optou por não jogar o Australian Open em razão de uma lesão nas costas.
À época, apesar do rumores de que Rafa treinava com dificuldades, sua equipe trabalhou com otimismo, incluindo nas redes sociais, e a desistência acabou ocorrendo perto do sorteio da chave.
Jornalistas espanhóis ouvidos pelo Tênis News apontam que apesar do silêncio de membros da equipe de Rafael Nadal, tudo indica que Rafa anunciará sua desistência de Monte Carlo no mais tardar na quinta-feira. Há profissionais que trabalham com a informação de que entre quarta e quinta-feira um comunicado será emitido pelo espanhol, confirmando sua desistência.
O Tênis News e alguns jornalistas sul-americanos obtiveram a informação, não confirmada por fontes oficiais, de que Rafa não estaria treinando. A posição vem de pessoas que estiveram na academia do tenista nas últimas semanas e não obtiveram respostas e informações de treinos abertos do atleta. Cabe ressaltar que apesar de ter o hábito de realizar alguns treinos abertos ao público que visita sua academia, esta não é uma regra da programação de Nadal e, portanto, boa parte de seus treinamentos são de pouco acesso.
Alguns perfis nas redes sociais afirmam que, na verdade, a lesão nas costas do espanhol está dificultando e muito sua execução de saques nos treinamentos, o que preocupa o tenista e sua equipe.
O Tênis News procurou membros da equipe de Nadal, sem sucesso de resposta até o momento desta publicação. Em caso de respostas, atualizações serão feitas a esta reportagem.