A polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo no tênis, está na grande final do WTA 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos, após dominar a ucraniana Marta Kostyuk, 32ª, e na luta pelo bicampeonato do torneio aguarda por definição de rival.
Na quadra central de Indian Wells, Swiatek precisou de 1h03 para fechar a partida 6/2 6/1 tendo vencido 83% dos pontos jogados com seu primeiro serviço conta 62% de aproveitamento de Kostyuk, que cometeu as quatro duplas-faltas da partida e os dois aces.
A campeã em Indian Wells em 2022 entrou em quadra trabalhando muito bem a devolução e tendo menos dificuldade para ler o saque de Kostyuk, que tentou resistir mas acabou quebrada de zero no 3º game e mesmo abrindo 40-15 no 5º game, foi pressionada cometeu erro e então uma dupla falta para sofrer uma segunda quebra. Com 5/1 no placar, a polonesa administrou.
Na segunda etapa, a polonesa seguiu muito sólida e com a ucraniana seguiu sem conseguir frente à número 1 do mundo, que abriu 3/0 com duas quebras e viu Kostyuk pedir atendimento para o tornozelo, no qual sofreu numa torção em quadra.
This is where Marta Kostyuk got her foot hurt it seems, yikes 😳 pic.twitter.com/wu0hV3qdq9
— TSPN (@TSPNTENNIS) March 16, 2024
Na retomada da partida, Swiatek seguiu sacando firme, viu Kostyuk fazer seu game de honra e ser quebrada no 9º game.
Na luta pelo título de Indian Wells, Swiatek revê a grega Maria Sakkari, 9ª colocada, que bateu em três sets a americana Coco Gauff. Será a reedição da final de 2022 vencida pela polonesa.
Esta será a 10ª final de torneio nível WTA 1000 da carreira da polonesa.