Por Fabrizio Gallas - Francisco Cerundolo, número 22 do mundo, espantou a zica na noite desta segunda-feira no Rio Open ao estrear com vitória no maior torneio da América do Sul. Cabeça de chave 4, ele passou pelo compatriota Francisco Comensana por 6/1 1/6 6/2 e venceu apenas a terceira em nove jogos em 2024.
O argentino vinha de três derrotas seguidas, sendo duas nos ATPs em casa em Córdoba e Buenos Aires. Ao final do jogo ele tirou a zica do corpo literalmente e comemorou em bate-papo com a imprensa.
"Sim estava esperando muito. Muito importante. Como aconteceu, como era importante para somar confiança , vitórias, por sorte consegui . Era um jogo complicado, ele vem jogando muitos jogos , dentro do que vinha jogando foi a melhor partida que fiz", disse o argentino que agora enfrenta o espanhol Albert Ramos nas oitavas de final.
"É muito louco esse esporte. Você vem jogando muito bem e perde dois ou três jogos que supostamente não deve perder, mas acaba perdendo pois o nível está muito parelho entre todos . Tirando os top 10, top 5 que são mais regulares depois dali todo mundo ganha e perde . Você perde esses jogos que deveria ganhar e sua confiança baixa e você duvida. É uma luta interna, é assim".
Ele comentou um pouco mais de suas derrotas: "Foi um processo. Na gira da Austrália não joguei bem, depois Copa Davis ganhei um jogo e perdi outro e em Córdoba perdi um jogo que foi um desastre. Me dei conta que estava jogando muito mal , nos outros jogos senti que poderia acontecer, mas em Córdoba não . Depois dali foi seguir treinando como um cachorro. Em Buenos Aires senti que estava jogando melhor, fiz um bom primeiro set , mas ele estava jogando muito bem e passou por cima de todos os rivais . Hoje voltei a ficar sólido"