Carlos Alcaraz chegou no Rio de Janeiro e seu primeiro compromisso oficial foi visitar o governador do estado, Cláudio Castro, onde bateu uma bola com ele em uma quadra montada no Palácio Laranjeiras, a residência oficial do governador.
O tenista vem de derrota na semifinal em Buenos Aires, na Argentina, patra o chileno Nicolas Jarry, 21º colocado, e não faz uma final desde agosto de 2023 quando perdeu batalha para Novak Djokovic.
"A verdade é que esse torneio me abriu as portas em 2020, quando eu não tinha ranking para entrar e fui convidado. Me sinto em casa aqui. Quero agradecer todo mundo por fazer um maravilhoso torneio. O que me marcou é que minha primeira vitória foi aqui no Rio. A partir desse momento, se abriram muitas boas oportunidades. Guardo bons momentos e me recordo com muito carinho", disse o espanhol em palavras ao UOL.
O tenista vai buscar sua terceira final e o segundo título no torneio carioca. Campeão em 2022, ele foi vice ano passado e terá nesta terça-feira Thiago Monteiro como adversário.
"Vim para ganhar o torneio. Vou trabalhar, mostrar o melhor do meu nível para levantar o título. Em 2024 tem as Olimpíadas e o objetivo é ganhar uma medalha para meu país, mas todos os torneios são emocionantes, tento viver com muita alegria. Mas as Olimpíadas, acho que para todo mundo, é especial".