Invicto na temporada com doze vitórias, Jannik Sinner ganhou uma posição no ranking mundial divulgado nesta segunda-feira após somar pontos pelo título do ATP 500 de Roterdã, na Holanda.
O italiano somou 200 pontos (defendia 300 da final e fez 500) e foi ao terceiro lugar com 8270 deixando Daniil Medvedev em quarto com 8265, apenas cinco atrás. Medvedev descartou 500 do troféu do ano passado e perderá mais 250 do troféu de Doha que não defenderá esta semana. O italiano, campeão também do Australian Open, pode ficar mais próximo de Carlos Alcaraz que perdeu 150 de buenos Aires onde defendia o título e parou na semifinal e ficou com 9105. O espanhol descarta 300 essa semana da final do Rio Open e caso não vá bem poderá ver Sinner no retrovisor.
Os torneios de Miami e Indian Wells, Sinner defende 960 com uma final e uma semi enquanto que Alcaraz terá 1600 a descontar com uma final e um troféu. Novak Djokovic segue na ponta com 9855 e não desconta nada nos Masters americanos que não pode disputar ano passado por conta da questão da vacina. O sérvio só irá descartar 180 na primeira semana de março por conta da semi em Dubai.
Andrey Rublev se manteve em quinto e é seguido por Alexander Zverev, Holger Rune e Hubert Hurkacz.
Outra alteração no top 10 foi a volta do australiano Alex De Minaur subindo dois e indo ao nono posto com a final em Roterdã, na Holanda, e com a saída de Stefanos Tsitsipas, pela primeira vez desde que o ranking foi criado em 1973, nenhum jogador do top 10 bate backhand com uma mão. O americano Taylor Fritz fecha o top 10.
Finalista em Buenos Aires, Nicolas Jarry voltou ao top 20 com o 19º posto subindo dois. O campeão do torneio, o argentino Facundo Diaz Acosta, foi destaque subindo 28 e indo ao 59º lugar.