Carlos Alcaraz, número dois do mundo, lamentou sua derrota na semifinal do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, na noite deste sábado diante do chileno Nicolas Jarry, 21º colocado, por 7/6 (7/2) 6/3.
"Foi uma derrota difícil para mim, me machucou muito. Há muitas coisas para melhorar. O nível tem que subir, joguei um bom tênis, mas longe do meu nível real. Me preparei bem, fisicamente me sinto bem. Mas esse tipo de derrota dói, tem que saber ler melhor os jogos e a partir daí seguir em frente, não tem outra opção", disse o espanhol que não alcança uma final desde agosto do ano passado, em Cincinnati.
“Há uma grande expectativa em mim e nos torneios onde vou, as pessoas pensam que tenho que vencer todas as partidas e no final isso é o tênis, há muitos jogadores que têm um nível alto. Em determinados momentos, são os que fazem a diferença e é aí que tenho que melhorar. É um assunto que estou pendente há algum tempo, na tentativa de aproveitar determinados momentos, nas bolas de quebra e nas bolas contra são momentos que tenho que lidar melhor. Procuro pensar no meu caminho e no que tenho que melhorar. Mas procuro sempre pensar no positivo e nos próximos treinos pratico para que não isso não aconteça de novo."
O tenista de 20 anos disse estar aprendendo com o momento: "O positivo é que tenho muitas coisas para melhorar. Tenho que saber ler melhor os jogos e dar a minha melhor versão nos momentos de tensão. Hoje me faltou saber ler os momentos de 0 a 30 e quebrar bolas contra mim, Tenho que jogar “de uma forma diferente da que tenho feito. São coisas que tenho que melhorar para os próximos torneios”.
Ele apontou estar desconfortável toda a semana: "Foi um torneio complicado. É o primeiro torneio no saibro em muito tempo e mesmo assim me senti bem no tênis, mas joguei contra jogadores bastante desconfortáveis. Hoje com Jarry foi difícil entrar na partida e tive muitas oportunidades que não aproveitei. E quando você as desperdiça contra jogadores como Jarry, isso afeta você. Não joguei bem o tie-break e então fui contra a corrente. No segundo set você tem que dar crédito ao Nico. Foi uma semana complicada, mas da qual tirei muitas coisas para melhorar."