A imprensa australiana tem reportado rumores de que o diretor do Australian Open, Craig Tiley, e a comissão organizadora do torneio estão trabalhando para fazer uma alteração significativa mudando a final masculina para o último sábado do evento.
A alteração já seria implantada na edição 2026, mas tem o descanso de 48 horas para os finalistas como um grande impeditivo para que a mudança seja feita.
A principal motivação para a mudança proposta por Tiley é o fato de as finais masculinas recentes terem terminado em horários tardios, o que faz com que a audiência televisiva no país diminua, pois segunda-feira trata-se de um dia útil.
Este ano, a final entre o italiano Jannik Sinner (foto) e o russo Daniil Medvedev acabou por volta das 23h30 e já contava com uma audiência inferior ao do início do jogo. Diversas finais masculinas nos anos recentes terminaram tardiamente no horário local. Por exemplo, a mais longa final do Australian Open, 2012, entre Rafael Nadal e Novak Djokovic com 5h35 de duração acabou após às 1h30 da madrugada da segunda-feira.
Caso o projeto da mudança seja aprovado no conselho dos jogadores e dos Grand Slams, a final feminina seria realizada no domingo.