O dinamarquês Holger Rune, sétimo da ATP, sofreu diante do russo Roman Safiullin, 39º, na estreia do ATP 500 de Roterdã, na Holanda, onde é o terceiro favorito. Dimitrov e Raonic venceram, enquanto Humbert segue sina de perder de Ruusuvuori.
Cabeça de chave três no torneio holandês, Rune precisou de 1h55 para fechar o placar em 6/4 2/6 6/1 tendo convertido seis aces a nove do russo, que venceu 76% dos pontos jogados com seu primeiro serviço conta 69% de aproveitamento do russo, que não foi efetivo em momentos decisivos do jogo.
O primeiro set foi bastante equilibrado e definido em quebra no último game, com boas devoluções fundas do dinamarquês. Na segunda etapa, Safiullin aproveitou erros no saque de Rune para pressionar, chegou a quebra no 5º game, abriu 4/2 e com nova quebra no 7º game, empatou a partida. No set decisivo, Rune foi muito pressionado no 3º game, salvou cinco breakpoints e dali não perdeu mais games, com quebras no 4º e 6º games.
Em busca de vaga nas quartas de final, Rune encara o cazaque Alexander Shevchenko, que vem e vitória sobre Zhizhen Zhang.
Dimitrov e Raonic vencem. Humbert fora
Sexto favorito na disputa em Roterdã, o búlgaro Grigor Dimitrov, 13º, venceu na estreia do torneio o italiano Lorenzo Sonego, 48º, após 1h34 e placa de 7/6 (7-4) 6/3 tendo convertido seis aces a cinco e vencido todos os pontos jogados com seu primeiro serviço na partida contra 77% de aproveitamento do italiano.
Dimitrov encara nas quartas o húngaro Marton Fucsovics, que vem de vitória sobre compatriota Fabian Maroszan.
Jogando a primeira partida de oitavas de final do toneio, o ex-top 10 e atual 309º, o canadense Milos Raonic, surpreendeu o cazaque Alexander Bublik, 23º e oitavo favorito, após 1h15 de partida com placar de 6/4 6/4 tendo disparado 12 aces a quatro e vencido 85% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 66% de aproveitamento do cazaque.