O russo Andey Rublev conversou com o site da ATP para a sessão "Dentro da Mente" em que os atletas discutem aspectos emocionais do seu jogo e suas performances. Rublev se vê mais maduro e com melhor controle de suas emoções graças a bons resultados recentes.
“É difícil explicar quais pensamentos você tem. Você fica louco emocionalmente quando está esgotado. Não sei. (Isso te estressa) quando você não consegue pensar, você começa a pensar 10 vezes mais rápido, mas não está pensando de forma inteligente", iniciou o russo.
“É como se eu te dissesse: 'você tem cinco segundos para abrir sua câmera' e aí você fica tão estressado e tem centenas de pensamentos: 'O quê? Como abrir? Como?', e no final é a partir dessa coisa simples você fica estressado. Então, é isso que às vezes está acontecendo”, explicou ele.
Andrey Rublev se vê mais confiante emocionalmente em quadra do que se sentia em 2023 e ainda mais se comparado a nos anteriores.
“Agora estou me sentindo melhor em quadra. Sinto que estou colocando minhas emoções mais da maneira certa, de uma maneira melhor, mas é claro que ainda há alguns momentos desastrosos em que deixo minhas emoções saírem”, comentou Rublev.
“É claro que os resultados aumentam a confiança e estou jogando com a mentalidade certa. Nas partidas que pude disputar no ano passado, estava jogando um ótimo tênis. Eu estava em um bom caminho. Feliz comigo mesmo por ter conseguido ver os resultados. Se eu colocasse minha mentalidade da maneira certa, seria bom. Imediatamente posso jogar, me sentindo bem em quadra, então fiquei feliz no bom sentido. A questão agora é tentar fazer isso cada vez com mais frequência, não apenas algumas partidas", finalizou.