A canadense Leylah Fernandez, vice-campeã do US Open em 2021 e atual 38ª do mundo, se classificou, nesta quarta-feira, para as quartas de final do WTA 1000 de Doha, no Qatar, evento sobre o piso duro com premiação de US$ 3,2 milhões.
Fernandez passou pela chinesa Qinwen Zheng, sétima colocada, por 7/5 6/3 após 1h32min de duração. A asiática disputou seu primeiro torneio após o vice-campeonato do Australian Open, primeira chinesa finalista de um Grand Slam em uma década.
Fernandez alcança apenas pela segunda vez as quartas de um WTA 1000 e bate sua primeira top 10 na temporada. Ela espera pela cazaque Elena Rybakina, quarta colocada e campeã de Abu Dhabi, na semana passada, ou a americana Emma Navarro, 23ª colocada e 16ª favorita.
A russa Anastasia Pavlyuchenkova, 32ª, emplacou sua primeira vitória sobre uma top 10 em quase três anos ao bater a campeã de Wimbledon e oitava colocada, a tcheca Marketa Vondrousova, por 7/5 6/3. Ela irá enfrentar a americana Daniele Collins qyue marcou 6/4 6/3 na tcheca Katerina Siniakova, a algoz da americana Coco Gauff.