O argentino Sebastian Baez, 25° da ATP, foi de rejeitado pelo capitão Guillermo Coria para herói da classificação do país à fase de grupos das finais da Copa Davis 2024, ao vencer o quinto jogo do confronto contra o Cazaquistão.
Empurrado pela torcida que lotou as arquibancadas do Jockey Club de Rosário, na Argentina, Baez teve a missão de definir o confronto que estava 2x2 , após duas grandes atuações do cazaque Timofei Skatov, 278° da ATP, que venceu Tomas Martin Etcheverry, 28°, no primeiro dia de confronto e Francisco Cerundolo, 22°, neste domingo levando o embate ao quinto confronto.
Baez encarou 2h43 da partida para superar Dmitry Popko, 338°, com placar de 4/6 3/6 7/6(8-6) tendo convertido o mesmo número de aces de Popko, três, disparado 30 bolas vencedoras contra 22 do cazaque que cometeu 52 erros não-forçados a 66.
Baez abriu a partida quebrando o saque do cazaque e foi pressionando o saque de Popko, que salvou breakpoints, mas não conseguiu devolver a quebra. Na segunda etapa, Baez saiu perdendo de 3/0 com quebra no 2° game, mas devolveu no 5°, tentou resistir, mas voltou a ser quebrado, desta vez de zero, no 8° game e viu-se forçado a jogar o set final.
Nele, os tenistas seguiram o jogo equilibrado, trocaram quebras entre o 9° e 10° games e viram o jogo ir para o tiebreak. Ali, Popko abriu 6-4 e teve foi match-points salvos por Baez, que definiu o jogo no único match-point que teve.