O sueco Elias Ymer, 160º da ATP, foi pressionado a buscar uma virada diante do jovem brasileiro Gustavo Heide, 241º, para empatar o duelo entre Suécia de Brasil pelo qualificatório da fase de grupos das finais da Copa Davis.
Cerca de 20 minutos após a vitória do cearense Thiago Monteiro sobre Karl Frieberg, Gustavo Heide entrou em quadra no piso rápido coberto de Helsinborg, na Suécia, para seu primeiro jogo pela Copa Davis valendo.
O jovem de 21 anos batalhou por 1h49 e acabou superado em 4/6 6/1 6/3 tendo convertido cinco aces a 10 de Ymer, que disparou 30 bolas vencedoras a 12 do brasileiro, que cometeu 27 erros não-forçados contra 21 do sueco.
Com o empate nos jogos de simples, a parceria brasileira formada pelo paulista Felipe Meligeni Alves e o gaúcho Rafael Matos tentam voltar a liderança do confronto para o Basil ao enfrentarem neste sábado os suecos Filip Bergevi e Andre Gorasson.
O jogo
A partida começou com os dois tenistas trabalhando bem com saque colocado e buscando definir pontos com trocas da linha de base. O jogo foi equilibrado até o 9º game, onde o sueco trabalhou com segundo serviço, cometeu um erro e levantou a moral do brasileiro, que acelerou com forehand, conquistou quebra e sacou para o primeiro set.
Na segunda etapa, Ymer entrou confiante, buscou vencer seus games de saque de zero e na sequência pressionou e no game mais longo da partida, sete minutos, conquistou a quebra no 2º game, abriu vantagem em 5/0 com nova quebra e administrou.
Na terceira etapa, o brasileiro voltou a se reencontrar com bons saques colocados, mas viu Ymer arriscar devoluções fundas e entrar em quadra para conquistar quebra no 3º game, abrir 3/1 e administrar, buscando pressionar na devolução do saque do brasileiro para chegar a quebra no 9º game, após cinco igualdades, fechando a partida.