A chinesa Qinwen Zheng, 15ª da WTA, fez história nesta quinta-feira ao se garantir na grande final do Australian Open ao bater a qualifier ucaniana Dayana Yastremska. Zheng igualou feitos em Grand Slam da compatiota Na Li, da japonesa Naomi Osaka e da espanhola Aatxa Sanchez Vicario.
Com a vitória, Zheng tornou-se a segunda chinesa da história a faze final no Austalian Open de simples. Antes dela, sua ídolo Na Li fez final em 2013 e foi a grande campeã em 2014.
O feito emocionou a chinesa, que declarou na entrevista em quada: "É inaceditável. Estou muito empolgada com a grande performance de hoje e de estar na final. A minha rival de hoje estava jogando um tênis incrível, com um sólido jogo de linha de base. É difícil explicar como estou me sentindo".
A jovem de 21 anos e 109 dias mostrou-se muito grata a sua equipe de trabalho: "Eu quero agradece minha equipe mais uma vez. Nós temos tabalhado juntos muito duro, dentro e fora de quadra, com fisioterapia, fisiologia, nutrição, academia e tudo. Sem vocês eu não teria conseguido", pontuou ela em quadra.
Com a final em Melbourne Park Zheng é a segunda asiática mais jovem da história a alcançar uma final de Grand Slam. Antes dela, a japonesa Naomi Osaka, aos 20 anos e 325 dias, jogou sua primeira final de Slam no US Open 2018.
Outro feito curioso para Zheng é que ela é a primeira tenista desde a espanhola Arantxa Sanchez Vicario a alcançar a final em Melbourne vencendo apenas jogadoras não-cabeças de chave.