A chinesa Qinwen Zheng, número 15 do mundo, alcançou, nesta quinta-feira, sua primeira final de Grand Slam ao se classificar em semifinal diante da qualifier ucraniana Dayana Yastremska, 93ª colocada.
Zheng derrotou a rival por 2 sets a 0 com um duplo 6/4 após 1h42min de duração. Ela se torna a primeira chinesa na final na Austrália e de um Major desde Na Li que venceu o Australian Open em 2014 e ainda ganhou em Roland Garros em 2011.
Zheng dominou a partida vencendo bem o primeiro set em que a oponente chegou a sair de quadra para ser atendida com um problema físico. A asiática parou o jogo para ir ao banheiro no intervalo, saiu quebrando no começo do segundo, sofreu o empate em 2 a 2, mas logo quebrou de novo e usou bem sua principal arma - o saque - para definir a vitória.
A chinesa vai buscar o título no sábado, às 5h30 de Brasília, contra a bielorrussa Aryna Sabalenka, segunda do mundo e atual campeã do torneio. Sabalenka soma 13 vitórias seguidas em Melbourne. As duas se enfrentaram uma vez no circuito, no US Open passado, com triunfo de Aryna em dois sets.