X

Diretor do Rio Open diz que Fils é o próximo Alcaraz e brinca com Wawrinka

Terça, 23 de janeiro 2024 às 18:17:12 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Fabrizio Gallas - Lui Carvalho, diretor do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul, comentou, em bate-papo com jornalistas, sobre a lista oficial de jogadores do torneio divulgada nesta terça-feira.



O maior surpresa ficou por conta do croata Marin Cilic, campeão do US Open de 2014, que entrou por ranking protegido e se tornou o terceiro campeão de Grand Slam junto com Carlos Alcaraz e Stan Wawrinka. Lui contou que tudo começou ao escutar na Ásia que ele poderia vir jogar aqui: “Pois é surpresa, né? O Cilic, eu estava com ele agora em Hong Kong e ele jogou a primeira semana do ano lá . Foi uma coisa meio assim de última hora que aconteceu. Decisão de calendário, então ele vai jogar aqui, deixa eu saber exatamente se ele joga. Ele vai fazer uma calendário pro saibro aqui, talvez jogue Santiago ou Buenos Aires. Cili é um ex-campeão de Grand Slam. Ele já jogou no Rio, né? Perdeu na segunda rodada do (Gael) Monfils (2018). Ele está voltando de lesão. Eu acho que um nome legal, mais um campeão de Grand Slam Então acho que é um nome de apreço que a gente conseguiu aí na última hora", disse.

Carvalho comentou sobre o jovem Arthur Fils, de 18 anos, 34º do mundo. Para ele, o francês é a nova versão de Carlos Alcaraz. O espanhol está em seu último ano de contrato com o torneio carioca: "Último ano de contrato é esse ano. Alcaraz identificamos como potencial futuro parceiro do evento quando ele ganhou o primeiro jogo de ATP dele com 16 anos aqui. É um pouco o que queremos fazer com o Fils, se ele se identificar com o evento. Ele é o próximo Alcaraz. Faz parte da estratégia, você traz as grandes estrelas, mas pensa nos futuros tenistas e é uma aposta, e como aposta é uma loteria. Estamos viajando o tempo inteiro, estudando, conversando. Alcaraz tem um carinho enorme conosco desde o primeiro ano e estamos buscando a próxima oportunidade."

Ainda comentando sobre a lista de atletas, Lui disse: "Acho que a lista segue muito do nosso padrão, né ? Os melhores tenistas do saibro,  não todos os melhores, mas é uma legião de tenistas bons, saibro tem sempre. A gente gosta de colocar quais são as próximas revelações, então eu fiz a nossa aposta pra ser o próximo Alcaraz. Fils é um dos tenistas que tá sendo cogitado aí no circuito, como uma das grandes promessas, tanto pela atividade tenística dele, mas por características que ele é o meu ele  é muito bacana dentro de quadra, fora de quadra. Ele é carismático, é um produto muito legal, então a gente já apostou nele. Como se a próxima revelação uma vez que já lançamos: [Casper] Ruud, Felix Aliassime, [Carlos] Alcaraz, o [Nicolas] Jarry…  enfim, todos esses tenistas que hoje em dia têm nome, eles passaram pelo Rio Open. Seja via wild card, ou no início da carreira deles. Essa é uma característica nossa, a gente gosta de sempre enfatizar o jogo de revelar a próxima geração do tênis".

Carvalho comentou o longo flerte que teve com Stan Wawrinka que durou mais de meia década. O suíço dono de três Majors, incluindo Roland Garros em 2015, vem à capital carioca pela primeira vez e até provocou uma brincadeira do organizador: "Wawrinka foi uma negociação de seis anos. Ele veio no Brasil Open em São Paulo, tentamos ele faz tempo, mas nesse meio ele teve filho, machucou. Tenho uma brincadeira com o empresário dele que só acredito quando ele pisar no Brasil (risos). É um sonho antigo . É um personagem bacana, se identifica com o torcedor brasileiro , tem um interesse no saibro e sempre queremos os melhores no saibro e tem característica. Esperar que ele pegue um pouco de ritmo, já ganhando jogos. Na verdade é a fase da carreira, eles vão considerando outras opções da carreira, ficam um pouco mais relaxados."

Nadal em Doha e Dubai

Houve conversas também com Rafael Nadal, mas o espanhol já havia se comprometido em jogar Doha e possivelmente Dubai caso ele esteja bem fisicamente: "A gente pensou, mas acredito que ele está comprometido com Doha/Dubai. Se ele jogar ele jogará Doha/Dubai, é uma dobradinha que os jogadores costumam fazer, não estou garantindo que ele vai fazer. Obviamente sondamos ele, fomos atrás".

Jogos tardios e nova resolução da ATP 

Recentemente a ATP lançou uma nova resolução para evitar jogos começando depois das 23h com possibilidade de algumas exceções. O torneio carioca tem rodada começando às 16h30 e duas partidas noturnas. Em alguns períodos ao longo das edições anteriores, alguns jogos terminaram de madrugada em parte por conta de chuvas e/ou jogos anteriores mais longos.

"É uma regra nova que ninguém ainda acionou, é uma regra mais feita para torneios com dias muito longos, você termina tarde um dia e volta no seguinte. Rio Open você começa a rodada 16h30 da tarde , então se terminar 2 da manhã não é tão problemático quanto em outros. É uma preocupação, um ponto de alerta, eu sou a favor de não ter jogos de madrugada, atrapalha os jogadores. Terminando jogo às 2, ele vai dormir às 6h, atrapalha a equipe da organização que precisa voltar cedo no dia seguinte".

teninews.com.br
br.jooble.org