Após derrotar a russa Maria Timofeeva, algoz de Bia Haddad Maia, por 6/2 6/1, a ucraniana Marta kostyuk se revoltou com o US Open, o último Grand Slam da temporada, por conta de uma postagem nas redes sociais.
O torneio americano fez uma postagem do resultado e colocou a bandeira da Rússia ao lado da jogadora russa. Kostyuk reclamou em outra postagem nas redes sociais. Desde o início da guerra na Ucrânia os torneios oficiais de tênis não estão usando a bandeira russa.
"Desde o início da invasão pedimos pela suspensão da Rússia e repetidamente perguntamos sobre o status de um jogador neutro, algo que não existe (...) Hoje depois de minha vitória sobre jogadora do país agressor a bandeira russa foi publicada na conta oficial de um dos principais torneios do mundo. Esse é o 697º dia seguida de Guerra e o mundo do esporte continua promovendo um país assassino e um país que usa parte de seus atletas como propaganda. Chamo a mídia, os diretores e a comunidade do esporte para parar de promover a 'paz russa', disse a ucraniana.
— Marta Kostyuk (@marta_kostyuk) January 21, 2024