Atual vice-campeão do Austalian Open, o grego Stefanos Tsitsipas, sétimo da ATP, está nas oitavas de final após superar o francês Luca van Assche, 79º, em sets diretos na segunda partida do dia na od Laver Arena.
Contando com apoio da torcida grega em grande númeo, Tsitsipas pecisou de 2h02 para fechar o placar em 6/3 6/0 6/4, com uma atuação segura em seu saque, que lhe assegurou 12 aces a um na partida e uma postura de efetividade com forehand, que colaborou muito com a conquista de 36 pontos em bolas vencedoras contra 17 do francês, que ansioso em quadra e tentando não deixar o grego jogar cometeu erros não-forçados, finalizando a partida com estatística de 36 a 21.
A partida teve um francês pressionado desde o início e o grego jogando mais solto. Assim, conquistou uma quebra no 6° game, abiu 5/2 e administrou. Na segunda etapa, Tsitsipas aceleou um pouco mais a devolução e viu Assche se afobar, assim, trabalhou sólido com forehand e consolidou o pneu com quebas nos 1°, 3° e 5° games. No terceiro set, o grego saiu em desvantagem ao sofrer quebra no 2° game, mas reagiu devolvendo a queba no 5° game e consolidou a vitória ao quebar no 7° game e administrar.
Em busca de vaga nas quartas de final, o grego encara o norte-americano Taylor Fritz, 12º, que viou o duelo contra o húngaro Fabian Marozsan, 67º, com placar de 3/6 6/4 6/2 6/2 após 2h24 de partida.
Saindo atrás no placar no início da partida em que perdia por 3/0 já no primeiro set, Fritz manteve a calma e buscou se impor diante de Marozsan. Na segunda etapa, o americano abriu 4/1, viu o húngaro devolver a quebra quando sacava para o jogo e fechou a parcial com nova quebra. No terceiro set, após equilíbrio, Fritz passou a jogar mais próximo da linha de base e venceu os quatro games finais para dar forma à virada. No quarto set, Fritz devolveu o 3/0 da primeira etapa e administrou para fechar o jogo em nova quebra.