Em um jogo espetacular com recorde no super tie-break, Anna Blinkova, 57ª colocada, eliminou a atual vice-campeã, Elena Rybakina, terceira do mundo, e se garantiu na terceira rodada do Australian Open.
Blinkova precisou de nove match-points para o triunfo em jogo monumental contra a campeã de Wimbledon em 2022 por 2 sets a 1 com parciais de 6/4 4/6 7/6 (22/20) após 2h46min de duração na quadra central Rod Laver Arena.
O jogo bateu o recorde de pontos em um tie-break na história do tênis. Foram 31 minutos somente dessa disputa e mais de uma hora e meia de terceiro set.
Blinkova teve 3 a 1 no terceiro set com break-point para ampliar a vantagem, mas levou a virada. Os primeiros match-points vieram no 6 a 5 com o saque para a vitória, foram duas chances desperdiçadas. A russa abriu 4 a 1 no super tie-break, mas a cazaque foi buscar e o drama aumentou. Blinkova foi tendo chances e desperdiçando e logo a seguir a cazaque teve as dela, ao todo seis, mas também na hora de fechar não conseguia e a rival jogava melhor. Até que depois de 42 pontos disputados a russa conseguiu fechar e se emocionou com o feito, sua maior vitória.
Blinkova encara a italiana Jasmine Paolini por vaga nas oitavas de final do primeiro Grand Slam da temporada.