A polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo, passou um grande sufoco na segunda rodada do Australian Open e precisou de 3h14 para superar a vice-campeã do torneio em 2022, a norte-americana Danielle Collins, 62ª, em um jogão cheio de nuances e viradas.
Swiatek fechou sua mais longa partida em quadra no Australian Open com placar de 6/4 3/6 6/4 tendo convetido um ace a três de Collins, que cometeu 37 erros não-forçados a 35 e bateu 28 bolas vencedoras a 34 da polonesa.
A partida foi desde o primeiro game intensa, com Swiatek forçando Collins a salvar breakpoint no 1º game e foi pressionada na sequência. As duas tenistas adotaram uma tática agressiva, Swiatek trabalhou usando a força na ival, em especial nas devoluções, enquanto Collins tentou acelerar bem a bola. Como resultado, as tenistas tocaram quebras entre o 4° e 5° games e a disputa seguiu, com a polonesa fazendo frente no 9° game, trabalhando sólido com forehand cruzado para determinar quebra e sacar com solidez para a primeira etapa.
Na segunda etapa, as duas tenistas mantiveram o ritmo intenso e tocaram quebras nos dois primeiros games. A partida seguiu e Collins trabalhou fortemente com backhand buscando as linhas para abrir 4/1 com quebra no 4° game. A partida então foi interrompida em razão da chuva que chegou em Melboune Park e ficou paralisada por pouco mais de 10 minutos paa o fechamento do teto da Rod Lave Arena.
No retorno da chuva, Swiatek foi quebrada de zero, mas devolveu na sequência salvando um setpoint. Collins então sacou para empatar a partida e forçar o set decisivo.
Nele, a norte-americana seguiu embalada, trabalhando muito bem com backhand e buscando empurrar polonesa da linha de base, Swiatek passou a ariscar mais, cometer alguns erros e chegou a perder o set em 4/1 com quebras nos 3° e 5° games. A número 1 do mundo não desistiu, foi firme na devolução, quebrou de zero no 6° game e empatou a partida com nova quebra no 8° e pressionou ainda mais Collins, que sacou para ficar na partida, salvou dois match-points, mas não resistiu e foi quebrada em uma incível virada da número 1 do mundo.
Na terceira rodada do torneio, Swiatek encara a tcheca Linda Noskova, 50ª, que superou a norte-americana Mccartney Kessler, 206ª, com placar 6/3 1/6 6/4 após 1h53.