A norte-americana Coco Gauff, quarta da WTA, segue firme na temporada 2024 e estreou com uma vitória tranquila diante da eslovaca Anna Karolina Schmiedlova, 67°, no Australian Open. Gauff tornou-se a 2ª maior vencedora de Slams neste milênio.
A jovem norte-americana que abriu o ano com o título do WTA de Auckland, entrou muito sólida para abrir a programação da Rod laver Arena nesta segunda-feira e precisou de 1h exata para superar Schmiedlova com placar de 6/3 6/0 tendo convertido os três aces da partida, disparado 15 bolas vencedoras a uma e cometido 13 erros não-forçados a 27.
A partida teve um início nervoso, com as tenistas trocando quebras entre os 2° e 8° games. Gauff, que abriu 3/1 com duas quebras, comentou na entrevista pós jogo ainda em quadra, que o sexto game, em que estava nervosa, mas acabou quebrando o saque da adversária para um 4/2 disse a si mesma: 'Você parece bem, você se sente bem' e que isto foi um importante combustível para ela seguir em quadra e mesmo voltando a ter o saque quebrado na sequência, manteve-se adiante no set, conquistou nova quebra e fechou a parcial.
No segundo set, muito firme com backhands na paralela, a norte-americana controlou a disputa, abrindo sempre vantagem nos games de saque da eslovaca que chegou a salvar três breakpoints no 3° game, mas não resistiu.
Com a vitória na estreia em Melbourne, tornou-se a segunda maior vencedora de jogos em torneios do Grand Slam desde o ano 2000. A vitória desta segunda-feira foi a 45ª da carreira da jovem norte-americana, que agora está atrás apenas da russa Maria Sharapova como maior vencedora de jogos em Slams, que tem 64 vitórias. Após o título do US Open 2023, Gauff estava empatada coma tcheca Nicole Vaidisova, que é a 3ª na estatística seguida da belga Kim Clijsters com 41 vitórias e a dinamarquesa Caroline Wozniacki com 35 vitórias.
Em busca de vaga na terceira rodada, Gauff encara a compatriota Caroline Dolehide, 44ª, que venceu a francesa Leolia Jeanjean, 145ª, neste domingo em 6/2 6/4.
As americanas se enfrentaram uma vez no circuito e a vitória foi de Gauff no piso rápido de Lexington em 2020.
✅ Feeling good
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 15, 2024
✅ Looking good@CocoGauff • #AusOpen • #AO2024 pic.twitter.com/1djfJzdrHx