Principal favorito na chave do ATP 250 de Auckland, na Nova Zelândia, o norte-americano Ben Shelton, 16° da ATP, está na semifinal do torneio após superar com certa tranquilidade o espanhol Roberto Carballes Baena, 67°, e encara o japonês Taro Daniel.
Contando com apoio da torcida local em busca de título inédito, Shelton precisou de 1h41 para fechar o placar em 6/4 6/3 tendo convertido sete aces a um e vencido 74% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 69% de aproveitamento do espanhol.
Shelton abriu bem a partida fazendo 2/0 no placar com quebra já no 2° game, mas não sustentou a vantagem e foi quebrado na sequência. O set se equiparou e a definição veio no último game, após erro do espanhol e uma bela devolução do norte-americano.
A segunda etapa foi uma cópia da primeira, com bastante equilíbrio entre os dois tenistas e quebra derradeira no 8° game.
Em busca de sua primeira final no ano, Shelton encara o japonês Taro Daniel, 74°, que sobreviveu ao francês Alexandre Muller, 79°, com placar de 6/4 6/7 (3-7) 6/3.
Shelton e Daniel se enfrentaram duas vezes no circuito profissional, ambas em 2023 e com vitória do norte-americano.