A polonesa número 1 do mundo, Iga Swiatek, abre sua campanha no primeiro Grand Slam do ano contra a campeã do Australian Open 2020, a norte-americana Sofia Kenin, 38ª. As duas tenistas se enfrentaram uma única vez, na final de Roland Garros 2020.
Porém, as complicações para Swiatek em busca de seu quinto título de Slam e o primeiro na Austrália não param em Kenin. Já na segunda rodada a polonesa pega a vencedora do duelo entre a alemã Angelique Kerber, ex-número 1 do mundo e atual 657ª, que é dona de três títulos do Grand Slam (Australian Open e US Open em 2016 e Wimbledon em 2018) e a norte-americana Danielle Collins, 54ª, atual vice-campeã em Melbourne.
Na terceira rodada, Swiatek por ter pelo caminho a tcheca Marie Bouzkova, cabeça de chave 31, que estreia contra a compatriota Linda Noskova, 51ª. Na quarta rodada, Swiatek pode ter pela frente a cabeça de chave 18, a russa Veronika Kudermetova, 16ª, que estreia contra a suíça Viktorija Golubic, 90ª ou mesmo a ucraniana Elina Svitolina, 23ª e cabeça de chave 19, que estreia contra a local Taylah Preston, convidada da organização e 203ª.
Nas quartas de final do torneio, Swiatek pode ter outra campeã de Slam, a dona do título de Roland Garros 2017, a letã Jelena Ostapenko, 12ª e cabeça de 11, que estreia contra a convidada local Kimberly Birrell, 117ª. Ou mesmo a bicampeã do Australian Open e ex-número 1 do mundo e atual 22ª, a bielorrussa Victoria Azarenka que estreia contra a italiana Camila Giorgi, 55ª. Ou ainda a atual campeã de Wimbledon, a tcheca Marketa Vondrousova, 7ª, que estreia contra uma tenista vinda do quali.
A chave de Swiatek fica ainda mais complicada considerando o segundo quadrante do torneio, que definirá a adversária de semifinal da vencedora do primeiro quadrante, onde o favoritismo é de Iga Swiatek.
Numa possível semi, a polonesa pode ter pelo caminho a cazaque Elena Rybakina, 4ª da WTA, que estreia contra a ex-número 1 do mundo e vice-campeã do US Open 2016, a tcheca Karolina Pliskova. Outra possível adversária de semifinal da polonesa é a norte-americana Jessica Pegula, 5ª, que estreia contra uma tenista vinda do quali.
Ao todo, na primeira metade de chave do Australian Open feminino de simples são sete campeãs de Grand Slam, para além das já citadas, a campeã do US Open 2017 e vice de Roland Garros em 2018, a norte-americana Sloane Stephens está na parte de cima da chave e estreia contra a local Olivia Gadecki, 127ª. Stephens pode encontrar Rybakina na quarta rodada.