O tenista russo Andrey Rublev, número cinco do mundo, teve trabalho neste sábado, mas garantiu sua classificação para a decisão do ATP 250 de Hong Kong, evento com premiação de US$ 661 mil, no piso duro.
Rublev passou de virada pelo jovem chinês Juncheng Shang, de 18 anos, 183º colocado, por 2 sets a 1 com parciais de 4/6 6/2 6/3 após 2h10min de duração.
Shang havia se tornado o primeiro tenista nascido em 2005 a alcançar uma semifinal de ATP após derrotar o americano Frances Tiafoe.
“Foi uma partida muito difícil”, disse Rublev em entrevista na quadra. “Ele é super talentoso, super poderoso e estava jogando de forma inacreditável. Fiquei pensando em alguns momentos que não tenho chance, porque a sensação era que ele estava dominando e eu não sabia o que fazer. De alguma forma, continuei lutando, continuei tentando dizer algo positivo… No final consegui fazer uma quebra, ganhei o segundo set, e o terceiro set foi mais equilibrado até o (oitavo) game.”
Rublev disparou 29 winners, incluindo 12 aces, e vai disputar sua 24ª final de ATP. O adversário do jovem de 26 anos no domingo será o finlandês Emil Ruusuvuori, que anteriormente derrotou Sebastian Ofner por 4/6 7/5 6/3 para chegar à sua segunda final da carreira.