X

O retorno de Rafael Nadal e o que esperar do astro

Sexta, 05 de janeiro 2024 às 07:05:00 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Quem acompanha tênis sabe que alguns dos maiores atletas de todos os tempos no esporte estiveram presentes nas quadras nos últimos 20 anos, como Djokovic, Federer, Murray e, claro, Rafael Nadal.



O espanhol tem 209 semanas no topo do ranking da ATP, mas viveu um calvário a partir de janeiro de 2023, quando se lesionou gravemente no Australian Open.
De lá pra cá, o espanhol fez cirurgias e passou por diversos tratamentos até conseguir voltar para as quadras, começando no ATP 250 de Brisbane. Vivendo brilhante reinício, Nadal voltou até a aparecer na lista de candidato a título nos sites de aposta, e você pode dar seu palpite usando o código promocional Betnacional, inclusive.
O desempenho do atleta é não apenas digno de nota, mas despertou curiosidade sobre um reinício da carreira ainda agora, com o jogador ostentando seus 37 anos de idade. 2024 pode ser um reinício para Nadal? É o que todos se perguntam.
Relembre a lesão
O ano de 2023 certamente não será lembrado com carinho por Nadal e seus fãs, pois foi quando problemas que antes eram apenas incômodos normais se tornaram lesões graves.
Durante a partida contra Mackenzie McDonald, no Australian Open, Nadal foi derrotado já com o quadril gravemente lesionado.
Avaliações médicas cada vez mais pessimistas fizeram com que o espanhol perdesse sucessivamente os Grand Slams daquele ano, e como consequência o jogador começou a despencar no ranking da ATP.
Em março, ele saiu do top 10 pela primeira vez desde sua entrada, em 2005, e após recusar participar de Roland-Garros por ainda estar lesionado, saiu do Top-100. Sem jogar também Wimbledon e US Open, muitos começaram a especular se não seria efetivamente o fim da carreira do astro espanhol – mas a perseverança de Nadal falou mais alto.


Volta por cima
Não foi só apenas o quadril de Rafael Nadal que impediu o atleta de dar seguimento à sua carreira em 2023; nos anos anteriores, 20221 e 2022 especialmente, o atleta já reclamava de dores no pé, e ainda assim faturou títulos no meio tempo, como o próprio Australian Open 2022, além de Roland Garros no mesmo ano.
O longo ano longe das quadras fez com que o espanhol saísse do Top-100 da ATP, e havia um pessimismo no ar sobre seu potencial retorno. As cirurgias no psoas-ilíaco e no quadril, porém, foram um novo marco zero na carreira do atleta, que viu os longos 11 meses de espera desembocarem num retorno triunfal no ATP 250 de Brisbane.
Recomeço na Austrália
Foram mais de 11 meses inteiros entre a lesão no Australian Open de 2023, último torneio jogado por Nada, e sua reestreia agora em Brisbane, no mesmo país, mas num ATP 250.
O espanhol fez sua tão aguardada reestreia na fase 16-avos de final, diante do austríaco Dominic Thiem (98º do ranking), vencendo por dois sets a zero em parciais de 7-5 e 6-1. Na fase seguinte, já oitavas de final, Nadal bateu o australiano Jason Kubler também por 2 a 0, em parciais de 6/1 6/2.
O espanhol agora espera seguir a boa fase em Brisbane diante do também australiano Jordan Thompson, 55º do ranking, e comprovar de uma vez por todas que está de volta e pode ter em 2024 um ano de “canto do cisne” – isso se, de fato, o tenista decidir pela aposentadoria, como tem sido especulado.
Perspectivas de Rafael Nadal para 2024
Depois de uma carreira vitoriosa com 22 títulos de Grand Slam e 209 semanas no topo do ranking individual masculino da ATP, seria perfeitamente normal esperar que Nadal optasse por encerrar sua carreira depois da grave lesão de janeiro de 2023. O espanhol, porém, seguiu outro caminho.
Além da recuperação da lesão em si, como já foi exposto aqui, o tenista planeja, no mínimo, jogar nas Olimpíadas de Paris, em junho de 2024, mas pode ir além.
Em entrevista à BBC Sport, Nadal comentou que, caso se sinta bem fisicamente, sem sentir dores no dia a dia, não descarta seguir jogando depois dos Jogos Olímpicos: “Não quero dizer 100% que será meu último ano, porque continuo amando o tênis e gostando do que eu faço”, concluiu o espanhol.
 

teninews.com.br
br.jooble.org