Em um jogo de alto nível com 91 winners, Elina Svitolina, 25ª do mundo, superou de virada Emma Raducanu, ex-top 15, nesta quinta-feira para se garantir nas quartas de final do WTA 250 de Auckland, na Nova Zelândia.
A ucraniana passou pela campeã do US Open de 2021 por 2 sets a 1 com parciais de 6/7 (7/5) 7/6 (7/3) 6/1 após 2h49min de batalha.
Raducanu chegou a abrir 5 a 1 com duas quebras no primeiro set e precisou jogar o tie-break para ficar com o triunfo. Ela abriu ainda 3 a 1 no segundo, mas perdeu dez pontos consecutivos e viu sua confiança desmoronar após perder no tie-break.
Foram 52 bolas vencedoras de Elina contra 39 de Raducanu. A britânica ficou cerca de nove meses parada e havia vencido sua estreia na semana. Svitolina ganhou 19 dos últimos 25 jogos na carreira e enfrenta a cabeça de chave 5, a tcheca Marie Bouzkova, que passou fácil pela americana Amanda Anisimova por 6/0 6/1.
"Foi uma partida muito difícil. Emma jogou muito bem - nós duas jogamos um ótimo tênis, eu acho. Estou feliz por ter tido essas duas adversárias difíceis no início do ano e as superei. O primeiro set foi realmente uma montanha-russa. Não consegui jogar tão bem como gostaria no tiebreak, então fiquei um pouco decepcionada, mas tentei voltar à partida e permanecer forte no segundo. Ser dura foi o que me ajudou a vencer a partida."