Após a primeira vitória em seu retorno no ATP 250 de Brisbane, na Austrália, Carlos Moya comentou confiar que Rafael Nadal voltará ao seu melhor nível em entrevista ao jornal L´Equipe.
Rafa passou por Dominic Thiem por 7/5 6/1 na terça-feira e se garantiu nas oitavas de final do evento: "Estou muito feliz com o desempenho dele, principalmente quando conhecemos as circunstâncias. Eu não poderia pedir mais do que aconteceu contra Dominic Thiem. Sempre há pequenas coisas para melhorar, mas aos poucos tudo vai se encaixando. O nível foi muito bom, provavelmente melhor do que esperávamos. Agora precisamos continuar evoluindo e progredindo partida a partida”, explica Carlos sobre a estreia de Nadal no ATP de Brisbane.
Nem tudo foram boas notícias nestes quase doze meses fora de competição. Houve tentativas de Rafa voltar mais cedo, mas a sorte não esteve do seu lado. Aquela conferência de imprensa em Maiorca em que anunciou uma pausa foi um dos momentos-chave deste processo. As dúvidas estiveram presentes desde o início até hoje: “Havia o risco de ele não voltar a jogar”, afirma o treinador balear.
Para Moya, o melhor nível do pupilo estará alguns meses adiante: "Acho que veremos a sua melhor versão na primavera, por volta dos meses de março ou abril. Ele vai precisar de cerca de dez jogos para ganhar confiança, para recuperar o ritmo. Eu sei que ele retornará ao seu melhor nível. Com o Rafa você pode esperar qualquer coisa, quer dizer, é o Rafa. A ideia é estar 100% para Roland Garros. Talvez seja mais cedo, talvez ainda esta semana (risos). Com o Rafa nunca se sabe. Ele tira sua magia sabe-se lá de onde, por isso ele é Rafa."