Após sua vitória em seu retorno após quase um ano afastado, Rafael Nadal concedeu entrevista coletiva e detalhou seus sentimentos. Ele ficou longe por conta de lesão no quadril sentida no Australian Open passado.
Nesta terça o espanhol aplicou 7/5 6/1 sobre o austríaco Dominic Thiem na primeira rodada do ATP 250 de Brisbane.
"Tudo pode acontecer depois de muito tempo sem jogar. Você entra na quadra e espera qualquer coisa. Coisas incríveis ou desastres. Um dia ruim ou bom. Acho que tive um bom dia hoje. Joguei de forma muito sólida, sem cometer erros ou tomar decisões erradas. Nos padrões de jogo, acho que não tomei decisões erradas e é algo que me deixa muito feliz", disse o espanhol.
Ele afirmou ter vindo ao torneio sem nenhuma expectativa: "Fui honesto e para mim nada mudou. É apenas um começo positivo. Depois de um ano, joguei muito bem, honestamente. Depois de todas as circunstâncias em que chego, foi um jogo muito positivo, mas é apenas um jogo. O mais importante de tudo é me manter saudável e isso não mudou para mim depois deste jogo. Quero aproveitar a quadra todos os dias e ver se consigo jogar mais partidas. A recuperação é muito importante e você precisa se recuperar para ser competitivo. O meu objetivo a médio prazo é, dentro de alguns meses, voltar a ser competitivo. Se estiver, fantástico. Se isso acontecer, será uma grande surpresa para mim. Vamos dia após dia. Hoje é positivo, amanhã veremos".
Ao ser perguntado sobre nervosismo, Nadal apontou: "Quando você faz algo que não está acostumado, fica mais nervoso do que o normal. Hoje foi uma combinação de várias coisas. Em primeiro lugar, a emoção de voltar à quadra depois de um processo muito difícil. A segunda coisa, as dúvidas sobre a minha condição física. E a terceira coisa, tenho treinado bem na última semana, mas você tem a dúvida se tudo vai ser um desastre, porque isso é algo que pode acontecer. Não estou falando isso para me proteger, não preciso disso, não estou aqui para dar desculpas. As pessoas que estão perto de mim sabem como eu estava há um mês e meio. Com a mão no coração eu te digo. Hoje tive dentro de mim aquela dúvida de que tudo poderia ter sido um desastre e isso me preocupou".
"Repito, se estou saudável e capaz de treinar no nível que preciso e jogar partidas, as chances de voltar a ser competitivo em um curto espaço de tempo são maiores. Se eu entrar na quadra amanhã e tiver problemas, o processo será muito mais difícil. O principal para mim é ser saudável. Não esqueci como se joga tênis. O difícil é colocar isso em jogo em uma partida profissional, porque no final é preciso recuperar a movimentação e isso é algo que leva tempo"
Continue
Após a operação você fica com medo de fazer alguns movimentos e para deixar tudo automático você precisa recuperar a velocidade e isso vem com os fósforos. Preciso estar na pista e não pensar nisso, mas sim que tudo venha automaticamente. Isso requer horas na pista e em treinamento. Hoje é um dia feliz para mim e amanhã tenho dia de treinar. Estou muito feliz por voltar a jogar mais um dia. Não sei como vou acordar amanhã, mas agora me sinto bem. Me senti mais ou menos livre para fazer as coisas que queria em quadra e não terminei a partida com sentimentos ruins a nível físico.