Uma das sensações da temporada 2023, a chinesa Qinwen Zheng, 15ª da WTA, abriu a temporada 2024 com uma bela e brigada vitória diante da tcheca Marketa Vondrousova, campeã de Wimbledon 2023, garantindo a primeira vitória da China na United Cup.
O confronto válido pelo Grupo E foi aberto com uma bela virada de Zhizhen Zhang diante do tcheco Jiri Lehecka com placar de 5/7 6/3 6/4. Na sequência, Zheng encarou um confronto difícil, apesar do placar elástico e precisou de 1h50 para superar Vondrousova com placar de 6/1 2/6 6/1 tendo convertido dois aces a um e vencido 76% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 48% de aproveitamento da tcheca, que cometeu seis duplas-faltas a quatro da chinesa.
Forçando o saque aberto e diante de uma rival sólida na devolução, Vondrousova teve um início de partida complicado sendo quebrada de zero no 2° game e novamente com domínio no 4°. Assim, Zheng abriu 5/0 e administrou a vantagem.
Vondrousova seguiu com problemas e abriu o 2° set sofrendo uma quebra, mas arriscou e tentou jogar mais dentro de quadra. Brigadora, a chinesa buscou alongar pontos, mas pecou nas definições e assim sofreu quebras no 2° e 4° games, viu a tcheca abrir 4/1 e administrar.
No set decisivo, Zheng manteve a sua postura, saiu quebrando o saque de Vondrousova se aproveitando do trabalho com segundo serviço e venceu quatro games em sequência, com quebras nos 5° e 7° games e confirmou a vitória da China.
Esta é a primeira vez da China disputando o torneio misto entre países.
Foto: Jimmie48