A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou na manhã desta quarta-feira quem foram os 'campeões mundiais' de cada uma das modalidades do tênis mundial. O brasileiro João Fonseca foi escolhido o campeão mundial juvenil.
A eleição escolhe o melhor do ano em cada categoria do tênis e o carioca João Fonseca tornou-se o primeiro brasileiro a vencer o prêmio na categoria juvenil masculino.
Além de Fonseca, apenas Gustavo Kuerten em simples e os mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo nas duplas foram brasileiros que venceram o prêmio de 'Campeão Mundial' em algum momento da carreira.
Campeã da Copa Davis juvenil em 2022 e do US Open, João Fonseca comemorou sua última temporada como juvenil: "Estou muito orgulhoso da minha carreira júnior e é uma honra ser o primeiro brasileiro a terminar o ano como número 1 do mundo e receber o prêmio de Campeão Mundial da ITF”.
"Tivemos tantos jogadores juvenis incríveis ao longo dos anos. Espero inspirar a próxima geração e alcançar todas as coisas incríveis que todas as lendas brasileiras alcançaram", comentou ele ao site da ITF.
João Fonseca ainda comentou à ITF sobre o fato de ter iniciado o ano lutando para estar nas chaves dos Grand Slams juvenis e também de suas primeiras experiências no circuito profissional como disputar o Rio Open.
“2023 foi um ano incrível e sei que dei mais um passo em direção à minha carreira profissional", resumiu o jovem de 18 anos.
Os números 1 do mundo em simples no feminino e masculino, respectivamente a polonesa Iga Swiatek e o sérvio NOvak Djokovic, também foram eleitos campeões mundiais em suas categorias.
Confira todos os campeões mundiais de 2023:
Homens Simples: Novak Djokovic (SRB)
Mulheres Simples: Iga Swiatek (POL)
Homens Duplas: Rajeev Ram (EUA) e Joe Salisbury (GRB)
Mulheres Duplas: Elise Mertens (BEL) e Storm Hunter (AUS)
Meninas Juvenil: Alina Korneeva (RUS)
Meninos Juvenil: João Fonseca (BRA)
Homens Tênis em Cadeira de Rodas: Alfie Hewett (GRB)
Mulheres Tênis em Cadeira de Rodas: Diede de Groot (HOL)
Tênis em Cadeira de Rodas Quad: Niels Vink (HOL)