O argentino Tomas Martín Etcheverry, 32º, precisou de 3h07 para superar o escocês Andy Murray, ex-número 1 do mundo e atual 40º para se garantir nas quartas de final do ATP 500 de Basileia, na Suíça. onde aguarda Rune.
Etchverry encarou uma batalha paa fechar o placar em 6/7 (5-7) 6/3 6/2 tendo convertido o mesmo número de aces do escocês, dois, e venceu 64% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 69% de aproveitamento de Murray.
A partida teve um primeiro set muito disputado. Murray abriu sendo quebrado, mas não desistiu e devolveu a quebra no 4º game e seguiu em disputas de pontos longos e empurrou a disputa para o tiebreak, que foi definido com mini-quebra no 11º ponto em erro de Etcheverry.
O primeiro set teve 1h18 de duração e foi seguido por mais um set de 1h de duração, que foi definido no 4º game e o argentino abiu 4/1 e administrou.
No set decisivo, o argentino conseguiu quebra já no primeiro game e lutou para manter a quebra de vantagem e com quebra crucial no 7º game e sacou firme para o jogo.
Em busca de vaga na semifinal, Etchverry aguarda pelo vencedor do duelo entre o principal favorito ao título, o dinamarquês Holger Rune e o argentino Sebastian Baez.
👏 ¡Remontada y a cuartos! 👏
— ATP Tour en Español (@ATPTour_ES) October 25, 2023
🇦🇷@tometcheverry vence a 🇬🇧Murray por 1ª vez 💥@TennisTV | #SwissIndoorsBasel pic.twitter.com/6NoT6GoZbR