Ex-top 10, o argentino Diego Schwartzman, atual 130º colocado, emplacou sua terceira vitória seguida e avançou às oitavas de final do Masters 1000 de Xangai, na China.
O sul-americano, que recebeu um convite para o torneio, eliminou o americano Taylor Fritz, oitavo colocado, por 6/4 3/6 7/6 (7/5). Esta é a primeira vez que ele vence três partidas seguidas desde maio de 2022 e primeira vitória sobre um top 10 desde abril do ano passado quando derrotou Felix Aliassime em Barcelona.
Ele havia chegado no torneio com apenas nove vitórias e 22 derrotas. Agora já soma triunfos também contra Jiri Lehecka e o francês Lucca Van Assche.
“Acho que desde Roland Garros meu tênis estava mudando. Eu estava vencendo pelo menos uma partida em cada torneio”, disse Schwartzman. “Obviamente este não é o meu ano, por isso é ótimo ter esse tipo de torneio no final do ano. Não há muitos torneios por vir, mas vai fazer a diferença", disse o tenista que encara o chileno Nicolas Jarry ou o italiano Lorenzo Sonego.
Andrey Rublev também avançou, e com fácil triunfo sobre o francês Adrian Mannarino por 6/3 6/0. Ele encara o americano Tommy Paul nas oitavas.