A Associação Argentina de Tênis, a AAT, e o Governo da Cidade de Buenos Aires fizeram um acordo para a construção do Centro de Treinamento da entidade que se chama La Casa del Tenis.
O local terá uma quadra central para cerca de mil pessoas, seis quadras de saibro para treinamento e torneios, escritórios multifuncionais, duas quadras duras mais quatro de minitênis e tênis adaptado.
O Presidente da AAT, Agustín Calleri; Vice-Presidente Mariano Zabaleta; o Ministro do Desenvolvimento Econômico e Produção da Cidade, José Luis Giusti; o secretário de Esportes de Buenos Aires, Carlos Retegui; e o Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Esportes, Santiago Pattyn, visitaram as instalações do Parque Manuel Belgrano (também conhecido como KDT) onde será realizado o projeto.
“A Casa do Tênis” mudará o panorama do nosso esporte na Argentina, ao se tornar o epicentro do desenvolvimento do tênis de alto rendimento e da formação de novas gerações de tenistas, bem como a sede de torneios nacionais e internacionais de todos as categorias, incluindo a prestigiada Billie Jean King Cup ou datas do ATP Challenger Tour.
“É uma compensação histórica para o tênis argentino”, disse Agustín Calleri. “É uma luta que travamos há anos e finalmente estamos vendo ela se concretizar. Poucas federações no país têm a possibilidade de ter centro de treinamento próprio e isso representa um avanço significativo para o nosso esporte”, acrescentou.
O Centro Nacional de Tênis não será apenas um local de formação dos melhores tenistas argentinos, mas também um espaço de formação integral. A AAT utilizará as novas instalações como centro de formação e sede docente, promovendo a formação contínua de treinadores e a formação de jovens talentos.
As instalações do centro incluirão:
6 quadras de saibro
1 microestádio com capacidade para 1000 espectadores
2 quadras rápidas
3 mini quadras de tênis para desenvolvimento competitivo inicial
Novos escritórios multifuncionais da AAT
Salas de aula, salas de vídeo e gabinetes de Ciências Aplicadas
Espaços polivalentes e sala de jantar
O projeto terá uma área de 10.000m² e terá início com uma primeira etapa de valorização do imóvel. Além de receber competições de diversos circuitos, também serão realizados campos de treino de seleções nacionais, treinos e atividades enquadradas nos nossos programas sociais de tênis.
“É a obra mais importante da história da Associação. Em mais de 100 anos e depois de muitas tentativas fracassadas, isso marca um marco no desenvolvimento do esporte no país e promete impulsionar o tênis argentino para um futuro brilhante”, concluiu Mariano Zabaleta.
Carlos “Chapa” Retegui expressou sua alegria pelo acordo: “Sempre foi nossa decisão abrir as portas de nossos parques e centros esportivos ao esporte, e é por isso que ter o melhor do tênis argentino neste espaço nos deixa imensamente felizes”.