Em comunicado emitido nas redes sociais, Novak Djokovic confirmou sua ausência nos torneios da China, tanto o Masters 1000 de Xangai quanto o ATP 500 de Pequim. Ele só disputará agora o Masters 1000 de Paris e o ATP World Finals.
"Ao longo dos anos, alguns dos melhores apoios que recebo em qualquer parte do mundo vêm da China. Xangai sempre foi um dos meus torneios favoritos da temporada. Sentirei falta do meu #NoleFam na China. Espero poder voltar para a China no futuro e jogar na frente de todos vocês novamente", disse o sérvio.
Nole terá perda de 750 pontos no ranking por conta da decisão uma vez que defendia 500 pontos do título de Astana e 250 de Tel Aviv no ano passado. Ele ficará com pouco mais de 11 mil e ainda seguro até pelo menos o fim de outubro. Com 8535, Alcaraz só poderá chegar aos 10 mil na tabela. Caso consiga esse feito daria a luta com Nole nos últimos torneios do ano onde o sérvio defende 2100 da final em Paris e título do ATP World Finals enquanto que o espanhol tem somente 360 a descartar até o fim do ano com as quartas em Paris e semi na Basileia.