O campineiro Felipe Meligeni Alves, número 3 do Brasil e 170º do mundo, está na chave principal do US Open pela primeira vez na carreira, após driblar atrasos por chuva e bater o argentino Federico Coria, 92º.
Cabeça de chave 3 do quali do US Open, Coria passou boa parte das 2h24 de partida sendo pressionado pelo brasileiro, Felipe teve a chance da vitória no segundo set, mas viveu um drama, levou a virada e precisou salvar dois match-points para vencer por 6/4 5/7 7/5.
Esta será a primeira vez do brasileiro na chave principal de um Grand Slam. Ele havia batido na trave três vezes, uma em 2021 em Roland Garros, e as outras duas este ano em Wimbledon e em Paris.
Felipe será o único representante nacional na chave masculina do torneio e Bia Haddad Maia estará no feminino. Felipe ainda não conhece seu oponente.
Firme devolvendo o saque do argentino buscando a paralela, Meligeni pressionou e saiu quebrando o saque de Coria, que foi pressionado em seus games de saque, mas sustentou e não foi mais quebrado.
Na segunda etapa, os tenistas tiveram troca de quebras entre os 2º e 3º games, em que trabalhando com segundo serviço foram sendo pressionados. A disputa se igualou, mas o brasileiro teve múltiplos breakpoints nos 5º e 7º games de saque do argentino , que acabou quebrado no 9º game, mas reagiu e venceu três games em sequência, com quebras no 10º e 12º games, foçando o set final.
Ali, o brasileiro teve um início muito sólido, confirmando saque com firmeza e vencendo pontos nos games do rival. Assim, chegou a quebra no 5º game, mas não sustentou a vantagem e tomou a devolução de quebra no 8º game e precisou salvar dois match-points para manter-se no jogo. Felipe então conseguiu a quebra no 11º game e fechou com game de saque sólido e vibrou com o feito na carreira.