O US Open, último Grand Slam da temporada 2023, acaba de anunciar quais tenistas receberam convites para a disputa da chave principal feminina do torneio. Os destaques são para as ex-números 1 do mundo, Caroline Wozniacki e Venus Williams, que baterá recorde.
Bicampeã do US Open em 2000 e 2001, Venus Williams fará aos 43 anos sua 24ª participação na chave principal do maior torneio de tênis disputado em seu país.
A veterana conquistou sua primeira vitória sobre uma tenista do top 20 desde 2019 esta semana em Cincinnati ao bater a russa Veronika Kudermetova e chegará motivada em Nova York. Nesta temporada, Venus ficou 6 meses sem jogar tratando uma lesão na perna.
Outro destaque entre as convidadas está a dinamarquesa Caroline Wozniacki, de 33 anos, e que foi vice-campeã do US Open em duas oportunidades 2009 e 2014.
Aposentada do circuito profissional em 2019 para iniciar uma família com o ex-jogador de basquete David Lee, Wozniacki retornou ao circuito na disputa do WTA 1000 de Montreal, no Canadá, semana passada. De volta ao circuito, Caro é agora mãe de Olívia de 2 anos e James de seis meses.
Ainda na chave principal, o US Open anunciou convites para as jovens promessas locais Ashlyn Krueger, Robin Montgomery, Kayla Day e Clervie Ngounoue. Dentro do programa de reciprocidade no Grand Slam, o Slam nova-iorquino retribui convites para a federação australiana, para Storm Hunter, e à federação francesa com convite para Fiona Ferro.
Para a chave qualificatória, nove convites foram dados a tenistas locais: Valerie Glozman (de 16 anos); Liv Hovde (17); Katherine Hui (18); Katrina Scott (19); Mary Stoiana (20); Fiona Crawley (21); Chloe Beck (21); McCartney Kessler (24) e Makenna Jones (25).
Isner lidera convites da chave masculina
Também foram divulgados os convidados da chave masculina, que é liderada pelo ex-top 10 e atual 106º da ATP, aos 38 anos, que tem como melhores campanhas em Nova York duas quartas de final em 2011 e 2018. Esta será a 17ª vez que Isner joga o US Open na chave principal.
A USTA concedeu ainda três convites a jovens talentos do país Alex Michelsen, Ethan Quinn e Learner Tien, um convite para o ex-top 21 Steven Johnson de 33 anos e outo para Micheal Mmoh de 25 anos.
Em acordo de reciprocidade recebem convites o australiano Rinky Hijikata e o francês Benjamin Bonzi.