Foi finalizada, nesta quarta-feira, a 1ª rodada da etapa de Recife da Copa Feminina de Tênis e o Brasil está vivíssimo na luta pelo título com cinco representantes no individual.
Nesta quinta (25), a pernambucana Cecília Costa volta à quadra para enfrentar uma das favoritas na semana. O torneio da série W15 faz parte do circuito ITF World Tennis Tour e distribui US$ 15 mil (R$ 75 mil na cotação atual) em prêmios, além de pontos para o ranking mundial. O Santander é o patrocinador oficial.
Na rodada desta quarta, a argentina Jazmin Ortenzi, principal favorita em Recife, passou com autoridade pela gaúcha Pietra Rivoli por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1. A brasileira de 15 anos até começou bem a partida e conseguiu equilibrar as ações na 1ª parcial, porém a campeã da etapa de Curitiba elevou o nível e somou oito games consecutivos.
Por vaga nas quartas, Ortenzi, 657ª do ranking da WTA, encara a catarinense Carolina Laydner, 1784ª do mundo e convidada da organização. A tenista de 18 anos bateu, de virada, a qualifier mineira Bianca Bernardes por 2/6, 6/3 e 6/1.
No outro confronto entre brasileiras, a gaúcha Maria Carolina Turchetto avançou após a retirada da curitibana Geórgia Gulin, cabeça 4. Semifinalista no Paraná no fim de semana passado, Gulin sofreu com dores no tornozelo direito e desistiu quando o placar marcava 6/3 e 6/6. Nesta quinta, Turchetto, 1290ª do ranking, desafia a paraguaia Ana Paula Neffa De Los Ríos, 1225ª e algoz da potiguar Beatriz Guerra, de 16 anos, por 6/4 e 6/2.
A também curitibana Paola Dalmonico continua sua boa sequência em Recife após passar o qualifying e desbancou a argentina Carla Markus, 7ª favorita, por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 6/7(4) e 6/2, em 2h27. Nesta quinta-feira, a brasileira de 17 anos encara a argentina Luciana Blatter, que derrotou Mariana Gomes Sorrilho sem perder games.
A programação desta quinta da Copa Feminina reúne todos os jogos das oitavas e o destaque, como esperado, será Cecília Costa. A recifense de 17 anos vai fazer o segundo jogo do dia na quadra central, por volta das 12h (horário de Brasília), diante da norte-americana Sabastiani Leon, 3ª favorita, que passou pela paulista Catarina Melleiro nesta quarta por 6/0 e 6/0.
Cecília admite que não conhece a adversária de 31 anos, porém prioriza a confiança em suas próprias armas para continuar avançando.
“Eu nunca vi ela (León) jogar. É claro que será um jogo muito duro, mas confio nas minhas chances. Se fizer minha estratégia bem feita, creio que posso vencer. Ela tem mais experiência, tem todo favoritismo, mas estou me sentindo muito bem em quadra. A torcida me ajudou muito ontem, espero que voltem. Mas é focar muito no meu jogo e depois entender os pontos fracos dela para imprimir a tática em cima disso”, analisa a pernambucana, que busca as quartas de final de um evento W15 pela 1ª vez na carreira.
Na sessão noturna, a partir das 18h, a paulista Júlia Konishi, cabeça 2, desafia a norte-americana Tara Malik. As partidas desta 5ª têm início às 10h30 e a entrada é gratuita ao público no Recife Tênis Clube. A TV Kobertura está transmitindo os jogos da quadra central através do site https://www.tvkobertura.com/.
Veja os resultados desta 4ª feira no Ano III – Copa Feminina de Tênis – Etapa de Recife:
Simples – 1ª rodada
Maria Carolina Turchetto (BRA) d. Geórgia Gulin (BRA) [4], 6/3, 6/6 e RET.
Paola Dalmonico (BRA) d. Carla Markus (ARG) [7], 7/5, 6/7(4) e 6/2
Jazmin Ortenzi (ARG) [1] d. Pietra Rivoli (BRA), 6/3 e 6/1
Sabastiani Leon (USA) [3] d. Catarina Melleiro (BRA), 6/0 e 6/0
Carolina Laydner (BRA) d. Bianca Bernardes (BRA), 2/6, 6/3 e 6/1
Smriti Bhazin (IND) [6] d. Nicolly Ferreira (BRA), 6/1 e 6/1
Amanda Carolina Nava Elkin (MEX) d. Maria Luísa Oliveira (BRA), 6/0 e 6/1
Luciana Blatter (ARG) d. Mariana Gomes Sorrilho (BRA), 6/0 e 6/0
Ana Paula Neffa De Los Ríos (PAR) d. Beatriz Guerra (BRA),
Alessandra Caceres (CHI) d. Katja Markus (ARG), 6/4 e 6/4
Ana Paula Neffa de Los Ríos (PAR) d. Beatriz Guerra (BRA), 6/4 e 6/2
Duplas – 1ª rodada
Sabastiani Leon (USA)/Jazmin Ortenzi (ARG) [1] d. Cecília Costa (BRA)/Pietra Rivoli (BRA), 6/4 e 6/3
Carolina Bohrer Martins (BRA)/Carolina Laydner (BRA) d. Smriti Bhasin (IND)/Júlia Konishi (BRA) [2], 5/7, 7/5 e 10-8
Luciana Blatter (ARG)/Martina Roldan Santander (ARG) d. Alice Ghiraldi (BRA)/Maria Clara Maletta (BRA), 6/2 e 6/0
Maria Carolina Turchetto (BRA)/Rocio Daniela Merlo (ARG) d. Tara Malik (USA)/Demi Tran (NED), 4/6, 6/4 e 10-5
Helena Bueno (BRA)/Paola Dalmonico (BRA) d. Maria Luísa Oliveira (BRA)/Isabel Oliveira (BRA), 7/5 e 6/3