Curitiba tem uma nova rainha da Copa Feminina de Tênis. Após a brasileira Gabriela Cé e a eslovaca Bianca Behulova levarem as taças em 2021 e 2022, a argentina Jazmin Ortenzi completou sua semana impecável no Graciosa Country Club e com direito a uma campanha sem perder sets.
O evento da série W15 do circuito ITF World Tennis Tour distribui US$ 15 mil (R$ 75 mil na cotação atual) em premiação e pontos para o ranking mundial. O Santander é o patrocinador oficial da competição.
Vinda de quatro vitórias sem deixar escapar nenhum set, a cabeça de chave 1, Jazmin Ortenzi, entrou em quadra para enfrentar a terceira brasileira na semana. Após derrotar a pernambucana Cecília Costa e a curitibana Geórgia Gulin, foi a vez da paulista Ana Candiotto, 2ª favorita, ser a nova vítima da argentina de 21 anos.
Em 1h33, Ortenzi, 657ª do ranking da WTA, foi superior frente a Candiotto em praticamente todos os momentos – com exceção do início do 2º set quando esteve uma quebra atrás - e fechou o duelo por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/3. Na cerimônia de premiação, a argentina se emocionou com o primeiro troféu após retornar de um período de sete meses em que se recuperou de uma lesão na mão esquerda.
“Esse torneio significa muito para mim, só minha equipe sabe o quanto sofri com esse longo tempo fora das competições. Foi uma semana muito linda, acredito que joguei meu melhor tênis em Curitiba. E é tão bom conquistar um título frente a um público como esse, torna tudo isso ainda mais especial”, declarou Ortenzi, fazendo alusão à quadra central lotada do Graciosa para acompanhar a decisão.
É o sexto título de Ortenzi em sua carreira no circuito ITF World Tennis Tour. Antes de triunfar em Curitiba, a argentina levantou três taças consecutivas em Antalya, na Turquia, em 2021, em La Paz e Santa Cruz de La Sierra, ambas na Bolívia, duas temporadas antes.
Até aqui, a melhor campanha da Argentina na capital paranaense havia sido protagonizada por Martina Capurro Taborda, vice-campeã na edição do ano passado. Para Candiotto, o vice em Curitiba representa o melhor resultado em sua carreira no individual e renderá seu melhor ranking daqui a oito dias, quando quebrará a barreira do top 700 da WTA.
Veja a campanha de Jazmin Ortenzi até o título no Ano III – Copa Feminina de Tênis em Curitiba:
1ª rodada – Alessandra Cáceres (CHI), 6/1 e 6/1
2ª rodada – Cecília Costa (BRA), 6/4 e 6/0
Quartas de final – Lourdes Ayala (ARG) [5], 6/1 e 6/3
Semifinal – d. Geórgia Gulin (BRA) [6], 7/6(3) e 6/1
Final – d. Ana Candiotto (BRA) [2], 6/3 e 6/3