A decisão da etapa de Curitiba da Copa Feminina de Tênis terá novo confronto entre Brasil e Argentina no Graciosa Country Club. Principais favoritas, Jazmin Ortenzi e Ana Candiotto passaram no teste em seus primeiros compromissos na semana e disputam o título em partida neste domingo (21) às 10h30 (horário de Brasília).
O torneio da série W15 do circuito ITF World Tennis Tour distribui US$ 15 mil (R$ 75 mil na cotação atual) em prêmios e pontos para o ranking mundial. O Santander é o patrocinador oficial da competição.
No primeiro jogo do dia, a curitibana Geórgia Gulin, 920º do ranking da WTA, fez uma primeira parte do 1º set de forma impecável e esteve à frente por 5/2 com duas quebras diante de Ortenzi, 657ª do mundo e cabeça 1 no Graciosa. Daí para frente, todavia, a argentina de 21 anos soube variar o ritmo com bolas altas para incomodar a brasileira.
A tenista argentina se recuperou no set e levou a melhor no tiebreak por 7/3. Na 2ª parcial, Ortenzi aproveitou a queda de produção da brasileira e fechou em tranquilos 6/1, carimbando passaporte para a decisão deste domingo.
“Não conhecia a Geórgia, mas ela joga muito bem. Começou em um ritmo muito forte e é muito difícil jogar contra a torcida. Estava nervosa no início do jogo, mas continuei focada com meu treinador e, aos poucos, fui me tranquilizando e me soltando ao longo dos games. O segredo foi não desistir e seguir lutando mesmo nos momentos em que ela estava melhor”, analisou Ortenzi, que ainda não perdeu sets ao longo da semana.
Na final deste domingo, Ortenzi fará mais um duelo contra brasileiras, já que terá pela frente a paulista Ana Candiotto, cabeça de chave 2. A atual 727ª do ranking confirmou o favoritismo e despachou a argentina Josefina Estevez, 7ª favorita e 924ª do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4, em 2h08.
A tenista de 19 anos comemorou ter sido incisiva nos momentos de pressão sobre uma rival extremamente regular do fundo da quadra. “O jogo foi muito duro do começo ao fim. Os games foram bem parelhos, ninguém conseguiu abrir vantagem. Ela é uma jogadora muito competitiva. Como ela não me dava nenhum ponto de graça, tive que ser agressiva e fazer as coisas acontecerem”, avaliou Candiotto.
Neste domingo, Ana contará com a torcida brasileira no Graciosa para, enfim, conquistar seu 1º troféu em simples no circuito. O duelo contra Ortenzi é inédito e vale 10 pontos para a campeã na lista da WTA a ser divulgada daqui a nove dias.