Nesta quinta-feira (18), foram definidas as oito melhores da etapa de Curitiba da Copa Feminina de Tênis e duas representantes do Brasil buscarão repetir o feito de Gabriela Cé, campeã do torneio em 2021.
A paulista Ana Candiotto e a curitibana Geórgia Gulin estão vivas na chave de simples e entrarão novamente em ação nesta sexta (19) nas quadras do Graciosa Country Club. O evento, da série W15, faz parte do circuito ITF World Tennis Tour e distribui US$ 15 mil (R$ 75 mil na cotação atual) em prêmios. O Santander é o patrocinador oficial do torneio.
Cabeça de chave 2 em Curitiba, Ana Candiotto não tomou conhecimento da gaúcha Pietra Rivoli, de 15 anos, por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/0, em apenas 1h16. A atual 727ª do ranking da WTA admitiu, minutos após o jogo, que o placar não traduziu o desafio do confronto, especialmente por envolver uma parceira de treinos em São Paulo.
“Nós treinamos juntas, então sabia que teria tomar cuidado hoje, porque ela é uma tenista muito perigosa. Só que hoje consegui jogar um belo tênis, fui bem sólida desde o primeiro ponto. Ontem acabei entrando um pouco nervosa, até por ter jogado à noite e o frio que estava. Mas hoje tive uma atuação muito boa dentro do meu plano”, analisou a tenista de 19 anos.
Por vaga nas semifinais, Candiotto encara a indiana Smriti Bhasin, 962ª do mundo, que passou pela gaúcha Maria Carolina Turchetto por 6/1 e 6/3. Será o primeiro encontro entre as duas pelo circuito profissional.
A outra representante do Brasil será a local Geórgia Gulin, 920ª do ranking e 6ª favorita. Na partida que encerrou a programação desta quinta, a tenista de 23 anos protagonizou uma batalha emocionante contra a conterrânea Paola Dalmonico e precisou ter muito sangue frio para “sair do buraco”.
No 1º set, Geórgia chegou a estar atrás por 5/2 com duas quebras a favor de Paola e precisou salvar um set point antes de fechar a primeira parcial no tiebreak. Na 2ª parcial, novamente desvantagem de 3/5 e um set point contra, mas a cabeça de chave 6 cresceu na hora certa. Em 2h36, Gulin prevaleceu por 7/6(6) e 7/5 para avançar às quartas de final. A quadra central contou com excelente público para presenciar o duelo caseiro.
“A única razão para querer jogar torneios profissionais é que eu sabia que minha cabeça tinha melhorado bastante. Minha parte mental está muito forte nos momentos de pressão, em que preciso estar focada. Por ela ser mais nova, sabia que minha experiência poderia contar. Ela joga muito bem, mas está acostumada a jogar torneios juvenis, em que as gurias desistem mais facilmente. Se eu ficasse no jogo, ponto a ponto, ela poderia ceder. A torcida traz muita alegria, meus pais, minha família, meus amigos. É muito bom receber esse amor”, vibrou Geórgia.
Nesta sexta, Geórgia tem duelo marcado contra a qualifier paraguaia Ana Paula Neffa De Los Ríos, algoz da carioca Rebeca Pereira por 6/2 e 6/2. A jogadora de 26 anos, filha da ex-top 50 Rossana De Los Ríos, ocupa a posição atual de 1225ª da lista da WTA.
Do outro lado da chave, a argentina Jazmin Ortenzi, principal favorita, levou 1h36 para derrotar a recifense Cecília Costa, que furou o qualifying em Curitiba, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/0. Por lugar na semifinal, a atual 657ª do ranking desafiará a compatriota Lourdes Ayala, 5ª favorita.
Atual 861ª do mundo, Ayala fez jogo parelho contra a catarinense Carolina Laydner, wild card da organização, e passou por duros 7/6(5) e 6/2 em 2h15. Quem também avançou na rodada foi a mexicana Marian Gomez Pezuela Cano, que protagonizou a partida mais longa do torneio em 2023.
Em 3h24, a atual 1177ª do ranking salvou 4 match points para passar pela catarinense Carolina Bohrer Martins, também convidada da organização, com parciais de 6/4, 4/6 e 7/6(6). A mexicana de 21 anos tem pela frente, nesta sexta, a argentina Josefina Estevez, 7ª favorita, que bateu a compatriota Carla Markus por tranquilos 6/1 e 6/2.
A rodada desta sexta no Graciosa começa às 10h30 (horário de Brasília) com o duelo entre argentinas: Jazmin Ortenzi e Lourdes Ayala abrem a programação da quadra central, seguido do duelo de Ana Candiotto contra Smriti Bhasin.
A partir das 15h, a curitibana Geórgia Gulin faz o tira-teima contra Ana Paula Neffa De Los Ríos. Na quadra 1, Josefina Estevez e Marian Gomez Pezuela Cano se enfrentam às 11h30.
A rodada noturna, a partir das 18h, verá as brasileiras Ana Candiotto e Rebeca Pereira, cabeças de chave 1, fazendo a semifinal de duplas do torneio. A parceria verde-amarela encara o par da norte-americana Tara Malik e a holandesa Demi Tran.
A entrada é gratuita ao público no Graciosa.
Veja os resultados desta 5ª na Copa Feminina de Tênis em Curitiba:
Oitavas de final – Simples
Jazmin Ortenzi (ARG) [1] d. Cecília Costa (BRA), 6/4 e 6/0
Ana Candiotto (BRA) [2] d. Pietra Rivoli (BRA), 6/1 e 6/0
Lourdes Ayala (ARG) [5] d. Carolina Laydner (BRA), 7/6(5) e 6/2
Geórgia Gulin (BRA) [6] d. Paola Dalmonico (BRA), 7/6(6) e 7/5
Josefina Estevez (ARG) [7] d. Carla Markus (BRA), 6/1 e 6/2
Ana Paula Neffa De Los Ríos (PAR) d. Rebeca Pereira (BRA), 6/2 e 6/2
Marian Gomez Pezuela Cano (MEX) d. Carolina Bohrer Martins (BRA), 6/4, 4/6 e 7/6(6)
Smriti Bhasin (IND) d. Maria Carolina Turchetto (BRA), 6/1 e 6/3
Quartas de final - Duplas
Ana Candiotto (BRA)/Rebeca Pereira (BRA) [1] d. Carolina Bohrer Martins (BRA)/Carolina Laydner (BRA), 6/1 e 6/1
Sabastiani Leon (USA)/Jazmin Ortenzi (ARG) [2] d. Luciana Blatter (ARG)/Martina Roldan Santander (ARG), 6/4 e 6/3
Alessandra Cáceres (CHI)/Amanda Nava Elkin (MEX) d. Lourdes Ayala (ARG)/Marian Gomez Pezuela Cano (MEX) [3], 6/4 e 6/3
Tara Malik (USA)/Demi Tran (NED) d. Letícia Garcia Vidal (BRA)/Catarina Melleiro (BRA), 6/2 6/2