O norueguês Casper Ruud, número quatro do mundo, se classificou, nesta quarta-feira, para a semifinal do Masters 1000 de Roma, na Itália, evento no saibro com premiação de 8,5 milhões de euros.
O norueguês derrotou o argentino Francisco Cerundolo, 31º colocado e que havia batido Jannik Sinner, por 2 sets a 0 com parciais de 7/6 (7/5) 6/4 após 2h05min de duração na quadra central do Foro Itálico.
Esta será a terceira semi seguida de Ruud no Masters italiano. Nos dois anos anteriores perdeu para Novak Djokovic e agora terá o algoz do sérvio nas quartas, o dinamarquês Holger Rune, sétimo colocado.
Na partida desta quarta o primeiro set foi liderado por ele, depois Cerundolo empatou e após mais de uma hora de parcial a vitória veio no detalhe no tie-break. Cerundolo então abriu quebra no começo do segundo, mas Ruud foi valente, equilibrou as ações, quebrou o saque no nono game e fechou no décimo.
Ruud venceu todos os quatro jogos realizados contra Rune, todos no piso lento, o último em Roland Garros nas quartas do ano passado.