A quarta edição do Follow the Beach Copacabana, que se consolidou como o maior torneio do mundo, terminou com números grandiosos em evento realizado na Praia de Copacabana.
Crédito: @focobt
Foram mais de 2 mil inscritos de doze países em 42 quadras com vários top 10 mundiais do masculino e feminino em disputa. A premiação foi de R$ 400 mil sendo R$ 100 mil para a Lopes Cup - Desafio Time Mundo versus Time Europa - e o recorde de uma premiação de Simples com R$ 272 mil, sendo R$ 60 mil para cada campeão e R$ 30 mil para cada vice-campeão (espanhol Antomi Ramos e italiana Sofia Cimatti foram os vencedores).
Os números não param por aí. Foram 1795 jogos em diversas categorias profissionais e amadoras que incluíram categorias A, B, C e D, torneios de Veteranos 40+ com premiação inédita, torneios juvenis e eventos de Pais e Filhos, Pais e Filhas, Mães e Filhos e Filhas. O Follow the Beach Copacabana gerou empregos com 387 funcionários trabalhando antes, durante e na desmontagem da estrutura por onde passaram seis mil pessoas por dia, totalizando 24 mil pessoas nos quatro dias do torneio. Também foram 8 mil metros quadrados de área para o evento , nove mil garrafas de água distribuídas e 18h por dia de evento realizados.
Além disso, o Follow the Beach Copacabana foi o primeiro evento com três dias seguidos de transmissão Ao Vivo da televisão com cerca de nove horas de transmissão no canal Sportv 3. A audiência foi a recorde do canal para uma transmissão do esporte com mais de 337 mil espectadores acompanhando as quase sete horas transmissões e deu exposição de mídia aos grandes e jovens atletas que disputaram o desafio Rio de Janeiro x Itália no sábado.
"Estou muito contente com os resultados do Follow the Beach Copacabana . Realmente sustenta o selo de maior evento do mundo com a grandiosidade dos números que ele trouxe em representatividade tanto em inscrições como em audiência, público presente. Tudo isso graças a confiança dos patrocinadores e parceiros do evento", destacou Aline Storchi, organizadora do evento.
O Follow the Beach Copacabana também pensou no futuro do esporte com a capacitação de vinte professores e clínicas para cerca de 60 alunos de comunidades carentes do Rio de Janeiro tendo o primeiro contato com o esporte no projeto Follow the Future graças a uma parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
O evento também inovou e lançou uma nova regra para a dupla masculina, a dos seis metros para o parceiro do sacador com intuito de promover mais trocas de bola e assim mais entretenimento ao público. A regra foi elogiada por vários dos maiores do mundo. Não é a primeira vez que o Follow the Beach inova. Em 2018 foi testada pela primeira vez a regra dos três metros para os devolvedores.
O Follow the Beach Copacabana contou com os patrocínios da TIM, através da Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e da Prefeitura do Rio de Janeiro através da Secretaria de Esportes. O evento teve a parceria com o Sportv, Telecall, Águas do Rio, Vineyards Suntana e Fitpizza. O Follow the Beach Copacanana teve ainda o apoio da Oakley, Minalba, Sexy Brand e o Hotel Oficial é o Fairmont Copacabana.