Faleceu nesta quarta-feira um dos médicos pioneiros da medicina esportiva de alto rendimento no Brasil, o paulista Gustavo Magliocca. A número 1 do Brasil e 20ª do mundo, Beatriz Haddad Maia, foi uma das pessoas a pesta homenagens ao médico.
A nota de falecimento foi compartilha pela clínica Care Club, especializada em medicina esportiva para atletas de alto rendimento e também amadores fundada pelo D. Gustavo Magliocca.
O médico ganhou destaque na elite do esporte brasileiro e foi responsável, entre outras coisas, po implantar o Núcleo de Saúde e Performance da Sociedade Esportiva Palmeiras, que em sua homenagem anunciou a mudança de nome do espaço para o do médico.
Como médico, Dr. Gustavo Magliocca foi responsável por curar uma lesão no joelho do campeão olímpico César Cielo e trabalhou por muitos anos como médico do paulista Thomaz Bellucci, ex-top 21 da ATP.
Em 2013, em uma de suas entrevistas ao Tênis News, o médico revelou que seus métodos de testes físicos e de peformance inovadores no país davam às equipes dos profissionais dados precisos sobre desenvolvimento em treino para melhor performances em competição.
Falando específiciamente de Bellucci e sua equipe à época explicou: "O trabalho vai dar ao Daniel Orsanic (treinador do brasileiro) ferramentas que possam ajudá-lo a criar estímulos de treino, ganhos para o atleta e a prática esportiva. Vai munir o Leonardo Prieto e André (preparadores físicos de Bellucci) de informações para que eles desenvolvam trabalhos, em que ele chegue rapidamente à sua forma física e que possa aproveitá-la ao máximo".
Além de Bellucci e Cielo, muitos outros atletas brasileiros foram tratados pelo médico e sua equipe. Beatriz Haddad Maia foi uma delas e prestou uma homenagem ao médico em seu Instagram: "Descanse em paz. Todo meu cainho e amor a sua família nesse momento", iniciou Bia.
"Obigada por inspirar não somente a mim, mas a todos os atletas (e não foram poucos) que tiveram o privilégio de aprender com você. Obrigada por tudo, pincipalmente pela sua entrega de enegia", finalizou.
Fora das clínicas, o médico foi colunista de saúde esportiva em veículos de comunicação. Dr. Gustavo Magliocca parte aos 42 anos após longa batalha contra um câncer no cérebro e deixa esposa, Juliane e dois filhos, Paolla e Lucca.
O Tênis News lamenta seu falecimento, presta essa homenagem ao profissional, que dedicou a vida ao esporte e divulgação de infomações médico-espotivas, e envia condolências aos familiares e amigos.