A polonesa número 1 do mundo, Iga Swiatek, teve uma gande esteia na chave do WTA 1000 de Madri, na Espanha, ao superar a austríaca Julia Grabher, 92ª, e encara a norte-americana Bernarda, 32ª, que vem de vitória sobre a alemã Tatjana Maria, 66ª.
Jogando de maneia muito consistente e atacando já na segunda bola, Swiatek utilizou seu favoritismo para luta por 1h19 e superar a austríaca em 6/3 6/2 tendo convetido o mesmo número de aces da ival, um, e vencido 73% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 59% de aproveitamento de Grabher, que cometeu duas duplas-faltas a uma.
Firme em seus games de saque, Swiatek cometeu alguns erros em seus games de saque, mas nada que a pessionasse e assim, conquistou quebra no 4º game, abriu 4/1 e administrou.
Na segunda etapa, a polonesa abriu 3/0 com duas quebras, sofreu a devolução de uma delas no 4º game, mas se manteve firme e com quebra providencial no 7º game, sacou para a partida com confiança.
Em busca de vaga nas oitavas de final em madri, Swiatek encara a norte-americana Bernarda Pera, que pecisou de 1h04 paa supear tatjana Maria em 6/1 6/3.